Ocorrência da hanseníase no Brasil e os principais métodos de diagnósticos laboratoriais

Autores

  • Mara Soares de Almeida Mota Faculdade Guaraí http://orcid.org/0000-0002-2068-3481
  • Vanderlito Alves Vilanova Faculdade Guaraí
  • Simone Pôssas Andrade Faculdade Guaraí
  • Bruna Lira Barros Silva Faculdade Guaraí
  • Darliana Oliveira Ferreira Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2017.002.0002

Palavras-chave:

Hanseníase, Diagnóstico laboratorial, Mycobacterium leprae, Prevalência

Resumo

A hanseníase é uma doença infecciosa, de cunho crônico, ocasionada pelo Mycobacterium leprae. Essa actinobactéria bacilar possui afinidade com pele e nervos periféricos. É transmitida por meio do contato contínuo com pessoas multibacilares que não foram tratadas. A hanseníase é um agravo de relevância na saúde pública dos países em desenvolvimento. O Brasil está em segundo lugar na prevalência de casos novos no mundo, sendo que mais de 20% dos casos apresentam algum grau de incapacidade física já instalada. Este estudo visa identificar a ocorrência da hanseníase no Brasil e mostrar os principais exames laboratoriais existentes, dando ênfase à importância das ações de controle da doença e a aplicação do diagnóstico rápido e preciso. Foi realizada uma pesquisa literária, utilizando artigos e dissertações por meio dos sites, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Google Acadêmico e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). O levantamento de dados foi coletado através do site do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) e do Portal da Saúde do SUS. Os últimos dados publicados mostram que em 2016, 25.218 novos casos de hanseníase foram detectados, com uma taxa de prevalência de 1,10 a cada 10.000 habitantes. O diagnóstico de hanseníase é basicamente clínico e epidemiológico, complementado, quando possível, com exame histopatológico e baciloscópico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Soares de Almeida Mota, Faculdade Guaraí

Graduação em Gestão Sanitária e Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás (2007). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Anhanguera de Anápolis (2011) Pós Graduação em Gestão Ambiental pela Faculdade Finom (2009). Pós Graduação em Saúde Pública e Vigilância Sanitária pela Faculdade Alfamérica (2018). Pós Graduação em Estética Facial e Corporal pela Faculdade Alfamérica (2018), Professora Adjunta nos cursos de biomedicina, enfermagem e fisioterapia e Professora supervisora de estágio supervisionado no curso de biomedicina no Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí- IESCFAG. Biomédica Responsável Técnica na Dedetizadora Guaraí

Vanderlito Alves Vilanova, Faculdade Guaraí

Possui graduação em BIOMEDICINA pelo INSTITUTO EDUCACIONAL SANTA CATARINA-FACULDADE GUARAÍ (2014). Especialização em MICROBIOLOGIA E ANÁLISES CLÍNICAS pela UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES, RJ. Atualmente trabalho na Vigilância Municipal de Guaraí/TO como Inspetor de Fiscalização Sanitária.

Simone Pôssas Andrade, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Especialista em Farmácia Clinica pela Faculdade Cambury/GO e especialista em Farmácia hospitalar pela Faculdade Oswaldo Cruz/SP. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins desde de agosto de 2012. Tem experiência como docente na área de Enfermagem, com ênfase em Farmacologia, Analise e interpretação de exames, Bioquímica, Microbiologia, Citologia e Parasitologia. Foi docente também no curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai, onde ministrou as disciplinas de Hematologia, Citopatologia, Farmacologia,Toxicologia e Bioquímica. Coordenadora da Agência transfusional de Guarai e Coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai até julho de 2018. .

Bruna Lira Barros Silva, Faculdade Guaraí

Graduada em biomedicina pelo Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí. 

Darliana Oliveira Ferreira, Faculdade Guaraí

Graduada em biomedicina pelo Instituto Educacional Santa Catarina - Faculdade Guaraí

Downloads

Publicado

2018-09-25

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)