Tuberculose respiratória: histórico, atualização do diagnóstico e dificuldades do tratamento

Autores

  • Katrícia Fernanda Ribeiro Venceslau Faculdade Guaraí
  • Kamilla Dourado de Abreu Faculdade Guaraí
  • Simone Possas Andrade Faculdade Guaraí
  • Aluísio Vasconcelos de Carvalho Faculdade Guaraí http://orcid.org/0000-0002-3793-3133
  • Fabiana Alves Rodrigues Faculdade Guaraí
  • Ana Paula Martins Guimarães Faculdade Guaraí

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2236-9600.2017.001.0004

Palavras-chave:

Mal do Século, Mycobacterium tuberculosis, Baciloscopia, Abreugrafia, PCR

Resumo

Desde a história do homem na terra a ciência tem conhecimento das diversas doenças que acometem a espécie humana. Uma dessas doenças é a tuberculose respiratória. O presente trabalho trata-se de uma revisão da literatura de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, utilizando como base de pesquisa artigos científicos com no máximo 5 anos de publicação. Também foram utilizados artigos com publicações anteriores a 2011 com dados históricos da doença. A primeira droga utilizada para o tratamento da TB foi estreptomicina e o ácido para-amino-salicílico no ano de 1944. Para o diagnóstico desta enfermidade, são utilizadas várias metodologias do qual, foram sendo atualizadas com o passar do tempo, transitando entre a simples baciloscopia até a atual PCR. Diante das informações abordadas durante todo o trabalho, conclui-se que, o tratamento da tuberculose em relação aos vários métodos de diagnóstico da doença, apresenta-se sem significantes modificações em sua formulação por um período aproximado de 72 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katrícia Fernanda Ribeiro Venceslau, Faculdade Guaraí

Possui graduação em BIOMEDICINA pelo Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí(2016). Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Kamilla Dourado de Abreu, Faculdade Guaraí

Possui graduação em BIOMEDICINA pelo Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí(2016). Tem experiência na área de Saúde Coletiva.

Simone Possas Andrade, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983). Especialista em Farmácia Clinica pela Faculdade Cambury-GO e especialista em Farmácia hospitalar pela Faculdade Oswaldo Cruz- SP. Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins desde de agosto de 2012. Tem experiência como docente na área de Enfermagem, com ênfase em Farmacologia, Analise e interpretação de exames, Bioquímica, Microbiologia, Citologia e Parasitologia. Docente também no curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai, onde ministra as disciplinas de Hematologia, Citopatologia, Farmacologia,Toxicologia e Bioquímica. Coordenadora da Agência transfusional de Guarai e Coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade de Guarai.

 

Aluísio Vasconcelos de Carvalho, Faculdade Guaraí

Biólogo, especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Análises Clínicas e Microbiologia, mestre em Ciências do Ambiente, doutorando em Engenharia Biomédica (Universidade Brasil). Tem experiência na área de Educação ambiental,manejo de animais silvestres, parasitologia, entomologia médica e saúde pública. Atualmente é Professor Adjunto do IESC/Faculdade Guaraí, membro do Grupo de Pesquisa Quelônios e Crocodilianos da Região Norte-CROQUE da Universidade Federal do Tocantins e Liga Acadêmica de Estudos Ecológicos e Doenças Tropicais-ECOTROP do CEULP/ULBRA, menbro do Comitê de Ética e Pesquisa Humano (CEP) da Universidade Federal do Tocantins.

Ana Paula Martins Guimarães, Faculdade Guaraí

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, modalidade licenciatura (2012) e bacharel (2017); Mestre em Ecologia de Ecótonos pela Fundação Universidade Federal do Tocantins, com linha de pesquisa em Microbiologia Ambiental e Ecologia de leveduras, modalidade Stricto sensu (2016). Atualmente, Professora Adjunto do Instituto Educacional Santa Catarina/Faculdade Guaraí (IESC/FAG) e Professora Regente de Ciências e Biologia nos Ensinos Fundamental e Médio na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Major Juvenal. Experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de leveduras, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia (geral, dos alimentos e ambiental), ecologia, biologia celular e biologia molecular. 

Downloads

Publicado

2017-10-04

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)