Estudo da macrofauna edáfica em área de proteção ambiental do Inhamum, Caxias, Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.003.0002Palavras-chave:
Abundância, Bioindicador, Dominância, Macrofauna, RiquezaResumo
A macrofauna compreende organismos com tamanho entre 2 a 10 mm, sendo representada por mais de 20 grupos taxonômicos. Apresentam vasta sensibilidade às mudanças ambientais. As atividades desses organismos no solo, é fundamental para sustentabilidade dos ecossistemas, naturais ou manejados. No entanto estudar ambientes diferentes, permite perceber as ações antrópicas realizadas no ambiente natural. O estudo teve como objetivo realizar um levantamento da macrofauna edáfica em dois fragmentos ambiental na Área de Proteção Ambiental do Inhamum, Caxias-MA. Foram escolhidas duas áreas experimentais: Mata de Galeria sendo demarcada como Área I e Cerrado sensu stricto demarcada como Área II. O período de estudo abrangeu os meses de setembro de 2017 a abril de 2018 totalizando oito coletas na área estudada. Para captura da macrofauna edáfica, foram distribuídas armadilhas Provid. Foram contabilizados 19.993 indivíduos. As ordens mais abundantes da macrofauna foram Hymenoptera, Coleoptera e Diptera para as duas áreas de estudo. A diversidade dos indivíduos da macrofauna edáfica variou com a distribuição temporal da precipitação pluvial. A Área I teve maior índice de diversidade (H'=1,44) e a Área II obteve um menor índice (H'=1,05). A maior riqueza da macrofauna é na Área II. Os resultados foram obtidos nas áreas amostradas pelos estimadores (Chao1, Chao2, Jackknife1 e Jackknife2) correlacionados com as curvas de acumulação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.