Levantamento da macrofauna edáfica em uma unidade de conservação do Cerrado no Leste Maranhense
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0004Palavras-chave:
Organismos edáficos, Biodiversidade, Fragmentação florestalResumo
Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento da macrofauna edáfica presente nas áreas de Cerrado (Borda, Cerrado senso stricto e Mata ciliar) em unidade de conservação do Leste do Maranhão. A escassez de conhecimento sobre a diversidade da macrofauna edáfica em formação florestal do Cerrado, sugere a necessidade de pesquisas sobre as principais espécies em áreas que vem sofrendo constantes impactos como queimadas e desmatamentos. Para que se possa compreender e estimar as possibilidades de recuperação biológica, foi realizada uma análise da macrofauna edáfica para gerar mais conhecimentos sobre a biodiversidade existente em diferentes fitofisionomias do Cerrado, contribuindo significativamente como uma ferramenta de cunho cientifico tecnológico. Este estudo demonstrou, portanto, que Área 1 (Margem da estrada – borda), apresentou a maior abundância da macrofauna edáfica; a ordem mais frequente, constante e dominante foi Hymenoptera para as três áreas estudados; tanto a temperatura do solo como a precipitação teve influência sobre a macrofauna edáfica; a Área 2 (Cerrado senso stricto – 250 m) apresentou maior índice de diversidade; a continuação da armadilha nas 3 (três) áreas poderia aumentar o número de espécies, ou seja, a riqueza observada nas três áreas difere da riqueza esperada.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.