Levantamento da macrofauna edáfica em uma unidade de conservação do Cerrado no Leste Maranhense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2023.001.0004

Palavras-chave:

Organismos edáficos, Biodiversidade, Fragmentação florestal

Resumo

Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento da macrofauna edáfica presente nas áreas de Cerrado (Borda, Cerrado senso stricto e Mata ciliar) em unidade de conservação do Leste do Maranhão. A escassez de conhecimento sobre a diversidade da macrofauna edáfica em formação florestal do Cerrado, sugere a necessidade de pesquisas sobre as principais espécies em áreas que vem sofrendo constantes impactos como queimadas e desmatamentos. Para que se possa compreender e estimar as possibilidades de recuperação biológica, foi realizada uma análise da macrofauna edáfica para gerar mais conhecimentos sobre a biodiversidade existente em diferentes fitofisionomias do Cerrado, contribuindo significativamente como uma ferramenta de cunho cientifico tecnológico. Este estudo demonstrou, portanto, que Área 1 (Margem da estrada – borda), apresentou a maior abundância da macrofauna edáfica; a ordem mais frequente, constante e dominante foi Hymenoptera para as três áreas estudados; tanto a temperatura do solo como a precipitação teve influência sobre a macrofauna edáfica; a Área 2 (Cerrado senso stricto – 250 m) apresentou maior índice de diversidade; a continuação da armadilha nas 3 (três) áreas poderia aumentar o número de espécies, ou seja, a riqueza observada nas três áreas difere da riqueza esperada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maira Rebeca de Alencar Costa Silva, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Maranhão. Atua na área de entomologia e possui experiêcia em ecologia de ecossistemas com ênfase em trabalhos de levantamento relacionados a mirmecofauna, efeito de borda e padrões de riqueza e diversidade. Atuou como membro do Laboratório de Fauna do Solo (LAFS-CESC/UEMA), colaborando com pesquisas voltadas para a macro/mesofauna edáfica e, projetos referentes a educação ambiental e ensino de ciências. Atualmente, mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Alana Ellen de Sousa Martins, Universidade Estadual do Maranhão

Possui o curso de téncico em Química pelo Instituro Federal do Maranhão-IFMA e Graduação em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, foi pesquisadora de iniciação cientifica onde trabalhou com Macrofauna e Mesofauna do solo. Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Ambiente e Saúde-PPGBAS da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. É vinculada ao Laboratório de Estudo dos Invertebrados -LEI e trabalha com Taxonomia de Diptera.

Francilene Oliveira Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Técnica em Química pelo Instituro Federal do Maranhão-IFMA e Graduada em Ciências Biológicas-Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, foi pesquisadora de iniciação cientifica onde trabalhou com Macrofauna e Mesofauna do solo. Atualmente é Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade Ambiente e Saúde-PPGBAS da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Foi vinculada ao Laboratório de Estudo dos Invertebrados -LEI onde trabalhou com Taxonomia de Diptera.

Francisco Ideilson Lima Soares, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão. Participou de projetos na área de Ecologia e Bioindicadores de Qualidade Ambiental. Tem experiência na identificação e caracterização de aracnídeos e araneofauna de solo.

Rodrigo de Souza Furtado, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando de Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão. Realizou projeto de extensão intitulado "CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA O ENSINO DE TECNOLOGIAS PARA USO EM AULAS REMOTAS NA CIDADE DE CAXIAS-MA". Executou projeto voluntário realizando levantamento de famílias de besouros Coleoptera em áreas de pastagem na cidade de Caxias-MA. Atualmente atuando como membro ativo do Laboratório de Entomologia Aquática (LEAQ), no CESC - UEMA, realizando projeto na área de fauna do solo em parceria com o Laboratório de Fauna do Solo (LAFS), no CESC - UEMA. Intercambista em Espanhol II na Universidade de Santo Tomás (Chile) pelo Programa de Experiência Internacional (Santo Tomás - UEMA), na modalidade remota.

Daniel da Silva Costa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduando de Ciências Biológicas - Licenciatura, pela Universidade Estadual do Maranhão. Desenvolveu pesquisas na área de Ecologia com ênfase no levantamento da Mirmecofauna e possui experiência na identificação e caracterização da Macrofauna edáfica. Atualmente integrante do Laboratório de Fauna do Solo (LAFS-CESC/UEMA) e membro da Liga Acadêmica de Evolução Biológia (LAEB).

Judson Chaves Rodrigues, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - PPGBAS na Universidade Estadual do Maranhão - UEMA - Caxias. Graduado em Ciências Biológicas pela UEMA-Caxias. Tenho experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. Experiência em taxonomia de insetos, desenvolvendo atualmente estudos taxonômicos de flebotomíneos em áreas endêmicas para leishmanioses no bioma Cerrado e amazônico, estado do Maranhão, Brasil. 

Luenne Vitória Silva Oliveira Melo, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - Campus Caxias. Realizou projeto de extensão sobre a importância da utilização de jogos interativos no ensino de Ciências, durante o ano de 2021-2022. Participou ativamente do Laboratório de Fauna do Solo - LAFS no CESC-UEMA, desenvolvendo trabalhos sobre a macrofauna do solo. É intercambista em Espanhol Intermediário I na Universidade Santo Tomás - Chile. Autora do livro "Métodos de coleta e identificação da macrofauna edáfica", publicado pela Editora Uema.

Luiza Daiana Araújo da Silva Formiga, Universidade Estadual do Maranhão

Possui graduação em ZOOTECNIA pela Universidade Estadual do Piauí (2006), mestrado em Sistemas Agrosilvopastoris no Semi-Árido pela Universidade Federal de Campina Grande (2010) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Atualmente é Professora Adjunta III da Universidade Estadual do Maranhão. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Avaliação, Produção e Conservação de Forragens, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, caatinga, semiárido, gramíneas, forragem, caprino, macrofauna, mesofauna, bioindicadores e qualidade ambiental. Coordena o Laboratório de Fauna do Solo do CESC/UEMA. 

Downloads

Publicado

2023-06-19

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)