Efeitos econômicos e ambientais da utilização de energia fotovoltaica em um prédio do tribunal de justiça de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.012.0011Palavras-chave:
Energia solar, Tecnologia fotovoltaica, CO2Resumo
A população mundial só cresce e, consequentemente, aumenta o consumo de energia, alterando a qualidade do meio ambiente com o uso de fontes não renováveis, causando efeitos negativos a todos. A geração e uso de energia são os principais responsáveis pela emissão de Gases do Efeito Estufa (GEE) na atmosfera. Um dos maiores desafios é conseguir um abastecimento energético seguro e sustentável, pois o mal uso dos recursos energéticos afetam as condições sociais, econômicas e climáticas. A busca por soluções sustentáveis em energias renováveis é uma preocupação mundial e as organizações assumem uma parcela maior de responsabilidade social em busca de transformação e desenvolvimento por meio de ações sociais e ecológicas na perspectiva ambiental. Por meio de uma gestão socioambiental transparente, pode-se agregar geração de energia renovável, minimizando efeitos negativos ao ambiente, através de ações voltadas à eficiência energética, visando desenvolvimento econômico, bem como diversificando a matriz energética do país. O uso da energia limpa é possível e o Brasil tem potencial para desenvolver planos de redução de emissão dos Gases de Efeito Estufa. A emissão de gases tóxicos é nociva e esse trabalho destaca a necessidade de se diminuir os efeitos negativos causados pela emissão desses gases. O Estado deve fomentar pesquisas nessa matéria e, neste caso, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), surge como sujeito e objeto, uma vez que a pesquisa acontece em prédio próprio e tem como objetivo geral avaliar os possíveis benefícios que a implementação de soluções em eficiência energética pode trazer melhorias ao ambiente. Comparando pesquisas existentes, esse trabalho se presta a avaliar a eficácia do uso de placas fotovoltaicas no edifício Paula Baptista do TJPE, com pretensão de demonstrar o valor agregado à economia de energia, para propor soluções e contribuir na mitigação de emissão de gases tóxicos no meio ambiente. A pesquisa foi realizada em seis etapas e traz como resultado desejado ser implementada a proposta de solução tecnológica em eficiência energética para redução do consumo de energia produzida por combustíveis fósseis e incentivar outros projetos no sentido de cumprirem o abastecimento de energia por fontes renováveis, com evidente interesse na mitigação de emissão do CO². A adoção de um Sistema Solar Fotovoltaico Conectado à Rede em prédio público, se apresentou como ótima opção no caminho da eficiência energética, agregando valores econômicos e ambientais, com foco na sustentabilidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.