Avaliação do efeito da sazonalidade na qualidade da água superficial no rio Guamá, Belém, PA
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0043Palavras-chave:
Sazonalidade, rio Guamá, Qualidade da água, IET, PrecipitaçãoResumo
A água, como solvente universal, tem funções fundamentais como diluir e transportar materiais. Nesse sentido, a questão da urbanização tem modificado as condições da qualidade da água superficial. A cidade de Belém está entre os piores índices de saneamento básico nacional agravando as problemáticas nos seus cursos hídricos. Com isso, o objetivo deste estudo foi avaliar a influência da sazonalidade das chuvas na qualidade do rio Guamá, importante para o sistema de abastecimento público da cidade. O estudo foi realizado na sub-bacia do baixo Guamá, trecho Belém, em que se percebe interferência da urbanização e turismo. Coletaram-se amostras de água do rio em oito pontos distintos no mês de outubro, menos chuvoso, e dezembro, mais chuvoso. De acordo com a estatística descritiva, os parâmetros pH, fósforo total (PT) e turbidez mostraram-se na maioria dos pontos em desconformidade com a legislação. Na estatística multivariada observou-se o agrupamento de dois grupos distintos em ambos períodos sazonais, o grupo “A” teve característica de um ambiente aquático poluído pela proximidade à área urbana e no grupo “B” ainda não é expressiva a interferência antrópica. A precipitação teve influência sobre os parâmetros sólidos totais (ST), clorofila a (CLa), PT e oxigênio dissolvido (OD). Para IET obteve-se os níveis mesotrófico, eutrófico e supereutrófico para o período de menor precipitação e o nível ultraoligotrófico para o de maior precipitação. Os parâmetros pH e turbidez são características intrínseca ao tipo de água branca do rio Guamá e não necessariamente sua desconformidade com a legislação nacional mostra-se uma qualidade ruim. Já o comportamento de PT indica uma possível contaminação por fontes pontuais no período menos chuvoso por esgoto doméstico. O teste de Mann-Whitney se mostrou importante para comparar os dois períodos resultando na diferença significativa para CLa, PT, ST e OD. Portanto, pontos amostrais mais próximos a área urbana estão com maior comprometimento da qualidade da água, visto as inúmeras interferências antrópicas no ambiente. Outro ponto, considerado turístico, com presença de restaurantes, hotelaria e residências locais, é observado o comprometimento da qualidade da água, uma vez que a área demanda também de boas condições sanitárias. Por fim, os pontos mais afastados da urbanização caracterizaram-se pela preservação hídrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.