Caracterização dos poços de águas subterrâneas no triângulo mineiro: estudo dos aspectos construtivos, hidrodinâmicos e energéticos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0023Palavras-chave:
Águas subterrâneas, Consumo energético, Custos de operação, Poços tubularesResumo
Os recursos hídricos estão disponíveis de diversas maneiras e locais no planeta terra, sendo uma delas subterrâneas. Estas águas recebem o nome de lençol freático e estão localizadas em meio as rochas a baixo do nível da superfície, que podem ser classificadas em aquíferos fraturados, porosos ou cársticos. No Brasil, a captação deste recurso hídrico é feita, dentre outras maneiras, por meio de poços de água subterrâneas, que são registrados no Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). Nesse contexto, a plataforma online foi utilizada para o levantamento de todos os pontos de captação para a região do Triângulo Mineiro, salvas as exceções daqueles poços que foram perfurados e são utilizados de modo clandestino (sem registro no aparato da regulação estatal). Buscando a caracterização dos aspectos construtivos e hidrodinâmicos da região, foram realizadas análises e discussões acerca da distribuição de tais parâmetros pelo território mineiro, resultando inclusive, em estimativas de potência e energia totais para toda região, média de custos para implantação de um poço e suas emissões de dióxido de carbono. O estudo mostra que o emprego de bombas a diesel para os poços estudados, além de poluírem 37% mais o ar atmosférico, possuem um custo anual aproximadamente 141% maior em relação as bombas elétricas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.