Tratamento de efluentes da indústria de processamento de batata usando coagulante à base de Moringa Oleifera
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0020Palavras-chave:
Moringa Oleifera, Indústria de processamento de batata, Tratamento de efluentes, Coagulação, FloculaçãoResumo
A batata é a terceira cultura alimentar mais importante do planeta. A indústria de processamento de batata produz uma variedade de produtos alimentícios e possui alta geração de efluentes com alta carga orgânica e teor de sólidos. Estes devem ser tratados antes de serem descartados em corpos d'água. Uma das opções para tratamento de efluentes industriais amplamente estudada na literatura é a utilização de coagulantes naturais. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência do tratamento de efluentes de uma indústria processadora de batata no Brasil através do uso de coagulantes à base de Moringa Oleifera. Foram realizados cinco ensaios de floculação (Jar Essay), avaliando o uso da Moringa Oleifera tanto em uso direto (farinha triturada) quanto em solução salina, para diferentes valores de massa e volume de coagulante. Taxas de remoção de turbidez próximas a 93% foram obtidas ao usar Moringa Oleifera em solução salina como coagulante, que é o uso mais eficiente das sementes de Moringa em comparação ao seu uso direto. A remoção de BOD (Biochemical Oxygen Demand) também foi alta, com valores em torno de 90%. A área de plantio de Moringa necessária para tratamento de efluentes da indústria estudada é de 1,14 ha. Os resultados obtidos permitiram a identificação das dosagens ótimas de coagulante a serem utilizadas e demonstraram a viabilidade do uso da Moringa Oleifera no tratamento de efluente de processamento de batata.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.