Estudo sobre os índices de saneamento básico e desenvolvimento humano no estado de Minas Gerais, Brasil: um panorama no contexto do novo quadro de saneamento
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0019Palavras-chave:
Saneamento básico, Enquadramento jurídico, UniversalizaçãoResumo
Em 2020, o quadro de saneamento foi atualizado pela Lei Federal Brasileira nº 14.026/2020 para avançar o setor de saneamento em todo o país. Este estudo tem como objetivo avaliar e correlacionar os índices relacionados ao saneamento básico com os índices de desenvolvimento econômico e social dos municípios do estado de Minas Gerais, Brasil. A consulta e coleta de dados sobre tratamento e distribuição de água potável foram realizadas a partir dos bancos de dados governamentais. Eles foram correlacionados com os diversos indicadores humanos e de saneamento para a realização do presente trabalho. Obteve-se que a média e o desvio padrão dos dados do índice de atendimento com Estação de Tratamento de Efluentes (ETEs) avaliados (2013-2035) são, respectivamente, 92,02% e 0,13%. Foi possível concluir que há uma tendência de aumento dos valores percentuais da população com água encanada com os índices de qualidade de vida da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.