Revisão sistemática de literatura sobre a tratabilidade e avaliação do potencial de reúso da água residuária proveniente da autoclavação de resíduos de serviços de saúde
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0033Palavras-chave:
Tratamento em autoclave, Tratamento efluente de saúde, Resíduos saúde e autoclavagem, Resíduos sólidos de serviços de saúde, Água residuária reúsoResumo
Os resíduos de serviços de saúde (RSS) devem ser tratados antes do seu destino final devido às características de periculosidade que apresentam. A autoclavação é um exemplo de tecnologia que utiliza a esterilização a vapor para tratar estes RSS, garantindo que, posteriormente, esses possam ser destinados ao aterro sanitário classe II para disposição final no mesmo local que os resíduos sólidos urbanos (RSU). A geração de água residuária durante o processo de autoclavação é inevitável, sendo essa uma razão para o estudo de alternativas que sejam capazes de tratar os efluentes gerados neste processo. Neste cenário, um dos objetivos desta revisão sistemática da literatura (RSL), é responder se a água residuária proveniente da autoclavação dos RSS é passível de tratamento para posterior reúso. Além disso, também busca investigar a característica dos RSS e do processo de autoclavação. Dessa forma, quatro plataformas foram consideradas para a busca de artigos científicos que contribuíram para o tema desta RSL, sendo: Google Acadêmico, CAPES, PubMed e ScieELO. Foram selecionados 19 trabalhos que abrange o período dos últimos 20 anos. Estes foram sustentados pela metodologia de PRISMA, a qual levou em consideração três linhas de pesquisas: resíduos de saúde (LE1); tecnologia de autoclavação que trata os RSS (LE2) e água residuária e reúso (LE3). Por meio desta RSL, foi possível constatar a deficiência na quantidade de artigos encontrados que falam sobre o tema, conduzindo para a idealização de um campo promissor voltado para a tratabilidade deste efluente para reúso. Apesar disso, foi possível atestar que a falta de gestão nos estabelecimentos geradores é um problema evidente em vários municípios brasileiros, e que esta ineficiência pode interferir a eficácia do tratamento por autoclavação e até a possibilidade de reúso do efluente.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.