Redução dos níveis de ruído na fonte por meio do reúso de material descartado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0030

Palavras-chave:

Controle ambiental, Medidas de controle, Controle coletivo, Resíduo Industrial, Conforto acústico

Resumo

O objetivo deste estudo é comprovar a eficácia na redução do ruído gerado por um equipamento em ambiente industrial reutilizando material descartado com o intuito de proporcionar maior conforto acústico para o trabalhador. Para tanto, foram realizadas medições pontuais do ruído emitido pelo quarteador durante o processo de separação de amostras de minério de ferro antes e depois da instalação de borrachas sintéticas descartadas na superfície de contato do equipamento a fim de amenizar o ruído ocasionado pelo impacto da amostra. As médias das medições pontuais dos níveis de ruído anteriores à implantação da medida de controle ambiental foi de 89,19 dB(A) e após foi de 81,04 dB(A), resultando em uma redução de 8,15 dB(A). Essa redução do nível de ruído foi comprovada estatisticamente pelo método inferencial, composto pelo teste paramétrico denominado teste “t” comparativo de médias que apresentou resultado significativo apontando eficiência da medida de controle coletivo para redução do ruído. Portanto, conclui-se que a utilização de material descartado como forma de reduzir o ruído na fonte é eficaz, contribuindo com a saúde auditiva do trabalhador e sustentável, proporcionando maior conforto acústico para o trabalhador e menor custo para o empregador com o absenteísmo dos colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Sander Borges Correia, Instituto Federal de Minas Gerais

Graduado em Fonoaudiologia - Centro Universitário Izabela Hendrix (2005); Especialista em Audiologia Clínica e Ocupacional - FEAD (2007), certificado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia(2007); Pós-Graduado em Higiene Ocupacional - Faculdade de Cências Médicas de Minas Gerais (2012); Mestrando em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental - IFMG Campus Bambuí - MG. Fonoaudiólogo consultor, atuando na área de Audiologia Ocupacional e implantação e desenvolvimento do Programa de Conservação Auditiva (PCA) em diversas empresas como: MBR - Minerações Brasileiras Reunidas, Vale, Teksid, Comau, ArcelorMittal, Viação Santa Edwiges e docente no Cardano Colégio Técnico nos cursos técnicos de Enfermagem do Trabalho e Segurança do Trabalho. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Ocupacional, atuando principalmente com diagnóstico audiológico, gerenciamento audiológico, treinamento em conservação auditiva, implantação e desenvolvimento do PCA e com seleção e adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora Individual (AASI) além de experiência como docente lecionando a disciplina Introdução a Segurança, Medicina e Higiene Ocupacional para turma do curso técnico em Enfermagem do Trabalho e a disciplina Higiene do Trabalho para a turma do curso técnico em Segurança do Trabalho.

Hygor Aristides Victor Rossoni, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestre em Ciência Florestal pela mesma instituição (2007) e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal (UFV - CAF). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes áreas temáticas: políticas públicas de saneamento, tratamento e reutilização de efluentes ou águas residuárias; gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento e controle ambiental e gerenciamento de recursos hídricos. Foi o primeiro coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Diretor de Ensino da UFV - Campus de Florestal. Recentemente atua como membro da Comissão Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Curso Técnico em Alimentos. Coordena as seguintes disciplinas: i) Controle Ambiental na Indústria; ii) Coleta e Tratamento de Águas Residuárias; iii) Gestão Ambiental; iv) Manejo e Tratamento de Poluentes; v) Ética e Atuação Profissional; vi) Qualidade da Água e Tratamento de Resíduos; vii) Sustentabilidade Ambiental e viii) Turismo e Meio Ambiente. Recentemente (desde 2018) vem atuando como docente e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (Mestrado Profissional) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí; e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFV - Campus Sede (desde 2022) e como colaborador (desde 2020) do Mestrado Acadêmico em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários da UFV - CAF, desenvolvendo trabalhos nas linhas de pesquisas referentes a Gestão e Planejamento Ambiental e Tecnologia Ambiental. As orientações estão sendo desenvolvidas nas seguintes áreas de interesses: i) Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas de Saneamento; ii) Tecnologias de Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias; e iii) Controle Ambiental em Processos Agrícolas e Industriais. 

Downloads

Publicado

2021-08-22

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente