Redução dos níveis de ruído na fonte por meio do reúso de material descartado
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.008.0030Palavras-chave:
Controle ambiental, Medidas de controle, Controle coletivo, Resíduo Industrial, Conforto acústicoResumo
O objetivo deste estudo é comprovar a eficácia na redução do ruído gerado por um equipamento em ambiente industrial reutilizando material descartado com o intuito de proporcionar maior conforto acústico para o trabalhador. Para tanto, foram realizadas medições pontuais do ruído emitido pelo quarteador durante o processo de separação de amostras de minério de ferro antes e depois da instalação de borrachas sintéticas descartadas na superfície de contato do equipamento a fim de amenizar o ruído ocasionado pelo impacto da amostra. As médias das medições pontuais dos níveis de ruído anteriores à implantação da medida de controle ambiental foi de 89,19 dB(A) e após foi de 81,04 dB(A), resultando em uma redução de 8,15 dB(A). Essa redução do nível de ruído foi comprovada estatisticamente pelo método inferencial, composto pelo teste paramétrico denominado teste “t” comparativo de médias que apresentou resultado significativo apontando eficiência da medida de controle coletivo para redução do ruído. Portanto, conclui-se que a utilização de material descartado como forma de reduzir o ruído na fonte é eficaz, contribuindo com a saúde auditiva do trabalhador e sustentável, proporcionando maior conforto acústico para o trabalhador e menor custo para o empregador com o absenteísmo dos colaboradores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.