Potencial reutilização dos resíduos provenientes da indústria de ferrossílicio: revisão sistemática e aprofundada da literatura
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.010.0031Palavras-chave:
Briquetes, Finos, Resíduos, Indústria de FeSi, Processos metalúrgicos ferroligasResumo
A geração de resíduos sólidos é uma preocupação a ser resolvida por todos os segmentos de processamento mineral, metalúrgico e siderúrgico. De modo que a sustentabilidade para a indústria é um quesito essencial que implica em aliar desenvolvimento econômico à preservação ambiental e à responsabilidade social. Assim, os resíduos sólidos industriais, devem ser tratados, respeitando as leis ambientais, buscando sempre priorizar a sua reutilização. Dentro desta problemática, tecnologias vêm sendo desenvolvidas, entre elas a aglomeração dos finos utilizando a técnica de briquetagem por terem como base a compressão mecânica e assim, serem assimiláveis no processo produtivo como carga complementar nos fornos de redução. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática em bases de pesquisa on-line sobre a potencialidade de utilização dos finos em formato de briquetes autorredutores para estes serem introduzidos com as matérias-primas em fornos elétricos a arco submerso (SAF) para produção de ferrossílicio (FeSi). Nesta perpectiva, os briquetes devem possuir resistência mecânica adequada para manter sua integridade nas altas temperaturas presentes no decorrer do processo, pois a degradação dos aglomerados e a consequente formação de finos podem comprometer a permeabilidade da carga e a eficiência dos reatores. Sendo assim, avaliar o comportamento dos aglomerados autorredutores (redução e resistência) quando submetidos a altas temperaturas é fundamental para determinar se o mesmo está adequado ou não para ser utilizado em processos industriais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.