Avaliação da qualidade da água subterrânea no município de ji-Paraná, Rondônia, região Amazônica brasileira
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0021%20Palavras-chave:
Poços, Nitratos, Saneamento, Direção de fluxo, Análise de componente principalResumo
A água subterrânea tem sofrido alteração da sua qualidade devido diversos fatores. A presente pesquisa teve o objetivo de avaliar a qualidade da água subterrânea e mapear a direção do fluxo visando identificar possíveis fontes de contaminação nos distritos de Nova Londrina e Nova Colina (Ji-Paraná/RO). A água foi coletada nos meses de setembro/15 e fevereiro/16 em 20 poços de Nova Londrina e nos meses de dezembro/16 e abril/17 em 15 poços de Nova Colina. A análise de turbidez ocorreu por meio de um turbidímetro de bancada. O pH foi determinado por pHmetro e condutividade elétrica - CE por meio de condutivímetro, obtidas in loco. A análise microbiológica foi realizada pelo método de membrana filtrante em meio cromogênico e sólidos totais dissolvidos –STD conforme o método gravimétrico. Os nutrientes, amônia, nitrito, nitrato, fósforo dissolvido e fósforo total foram determinados pelo método espectrofotométrico e o fluxo subterrâneo foi obtido pelo software Surfer 8.0. Por meio da análise de componentes principais - ACP foi possível analisar que as variáveis STD, coliformes totais, pH e CE apresentam importante contribuição para formação dos eixos da água subterrânea de Nova Londrina e as variáveis CE, nitrato e cotas do poço e da fossa para de Nova Colina. O fluxo subterrâneo não foi diferente entre os meses estudados, sendo predominante no sentido noroeste sudeste (Nova Londrina) e sudeste para as demais regiões (Nova Colina).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.