Evaluation of the quality of groundwater in the municipality of Ji-Paraná, Rondônia, in the Brazilian Amazon region

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0021%20

Keywords:

Wells, Nitrates, Sanitation, Flow direction, Principal component analysis

Abstract

Groundwater quality can be affected by many factors. The objective of this study was to assess the quality of groundwater and map the flow direction, to identify possible sources of contamination in the districts of Nova Londrina and Nova Colina (Ji-Paraná, Rondônia). Water samples were collected in September 2015 and February 2016 in 20 wells in Nova Londrina and in December 2016 and April 2017 in 15 wells in Nova Colina. The turbidity, pH and electrical conductivity (EC) were measured in loco. The microbiological parameters were determined by the membrane filtration method in a chromogenic medium, and the total dissolved solids (TDS) were measured by the gravimetric method. The nutrients ammonia, nitrite, nitrate, dissolved phosphorus and total phosphorus were ascertained by the spectrophotometric method and the underground flow was obtained by applying the Surfer 8.0 software. Through principal component analysis (PCA) it was possible to detect that the TDS, total coliforms, pH and EC had important contributions to formation of the groundwater axes in Nova Londrina, while the variables EC, nitrate and well and cesspit depths contributed in Nova Colina. The groundwater flow did not differ among the months studied, and was mainly in the northwest-southeast direction in Nova Londrina and from the southeast to other regions in Nova Colina.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Caryne Ferreira Ramos, Universidade Federal de Rondônia

Engenheira Sanitária e Ambiental graduada pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2017). Técnica em Florestas pelo Instituto Federal de Rondônia (2012). Mestranda da segunda turma do Programa de Pós-Graduação ProfÁgua - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos no Estado de Rondônia. Atuando profissionalmente como Assessora Técnica da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Ji-Paraná/RO - SEMEIA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas-GPEASS do Laboratório de Limnologia e Microbiologia-LABLIM, UNIR campus de Ji-Paraná. Experiência em laboratório de análises limnológicas, microbiológicas e de solo. Pesquisadora de fluxo subterrâneo, características física-químicas e microbiológicas de água subterrânea e superficial.

Josilena de Jesus Laureano, Universidade Federal de Rondônia

Engenheira Ambiental e Sanitária graduada pela Universidade Federal de Rondônia (2017). Técnica em Florestas pelo Instituto Federal de Rondônia (2012). Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos pelo Programa de Pós-Graduação ProfÁgua (2020), na Universidade Federal de Rondônia, polo de Ji-Paraná no mestrado profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Integrante do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas-GPEASS do Laboratório de Limnologia e Microbiologia-LABLIM, UNIR campus de Ji-Paraná. Experiência em procedimentos de coleta de amostras de água subterrânea e superficiais, análises físicos, químicas, microbiológicas e ecotoxicologia.

Ana Lúcia Denardin da Rosa, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é professora da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas (GPEASS).

Beatriz Machado Gomes, Universidade Federal de Rondônia

Possui mestrado em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia. Licenciada em Química. Atuação profissional em biogeoquimica.

João Paulo de Oliveira Gomes, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Ciências Biológicas (2005) pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (2009), pela Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR. Trabalhou como Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA de 2005 à 2012. Atualmente é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e desempenha a função de Coordenador de Pesquisa, Manejo e Monitoramento da Reserva Biológica do Jaru. Área de Atuação: Sensoriamento Remoto, Geoprocessamento e Geoquímica de Elementos-traço.

Gislayne Alves Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Rondônia (2014), mestrado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (2016), com área de concentração em Recursos Hídricos e Tecnologias Ambientais. Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria, com área de concentração em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, com período sanduíche no Instituto de Ingeniería na Universidad Nacional Autónoma de México. Atualmente Pós Doutoranda em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Andreza Pereira Mendonça, Instituto Federal de Rondônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia(2002), mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas(2004) e doutorado em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(2015). Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia e da Universidade Federal de Rondônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas:sementes oleaginosas, modelos matemáticos, qualidade do óleo vegetal, extração por prensa.

Wanderley Rodrigues Bastos, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente sou Professor Associado IV no Departamento de Biologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR); Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer/UNIR desde 1999 e Bolsista de Produtividade CNPq desde 2006. Nos últimos 15 anos coordenei projetos multidisciplinares e interinstitucionais (CNPq/MCT/PPG7?Fase II; CNPq/CT-Biotecnologia; CNPq/CT-Hidro; CNPq/CT-Saúde e CNPq/Universal).Coordenei de 2007 a 2009 a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/UNIR (PGDRA) e atualmente faço parte do seu Colegiado. Participo também dos Programas de Pós-Graduação de Conservação e Uso dos Recursos Naturais/UNIR (PPGReN); de Ecologia e Recursos Naturais/UENF; da Rede BIONORTE e do ProfÁgua. Atuei como chefe do Departamento de Ciências Biológicas/UNIR entre 2010/2012. Atuei como membro do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm) coordenado pelo Instituto de Biofísica Carlos C. Filho da UFRJ. Atualmente integro o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a pesquisa da Transferência de Materiais do Continente para o Oceano (INCT-TMCOcean) coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Drude de Lacerda do Laboratório de Ciências do Mar da UFC. Desenvolvo estudos na área de: Ambiente & Saúde; Biofísica Ambiental; Biogeoquímica de Poluentes e Ecotoxicologia Aquática (Amazônia). Atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq-1C. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2105-9947. Produtividade CNPq/1C.

Elisabete Lourdes do Nascimento, Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Ciências Biológicas/Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2004). Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente/Área de concentração: Monitoramento Ambiental/Fundação Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2006). Doutorado em Ciências Biológicas-Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - IBCCF, Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ (2012). Pós-doutorado em andamento na Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/Núcleo de Ecotoxicologia e Ecologia Aplicada-NEEA, Universidade de São Paulo-USP. Professora Associada I (DE) da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Departamento de Engenharia Ambiental, campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Águas Superficiais e Subterrâneas-GPEASS. Coordenadora do Laboratório de Limnologia e Microbiologia-LABLIM. Docente permanente do Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos-ProfÁgua. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação (doutorado) em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede BIONORTE (PPG-BIONORTE). Pesquisadora colaboradora do Grupo de pesquisa do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental - UNIR, campus Porto Velho. Áreas de atuação: Microbiologia Ambiental, Limnologia e Ecotoxicologia. Membro da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia - SBE. 

Downloads

Published

2021-07-15

Most read articles by the same author(s)