Parâmetros morfológicos e qualidade nutricional de mudas de Jacaranda cuspidifolia mart. Em resposta a luminosidade e diferentes combinações de substratos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.010.0004Palavras-chave:
Qualidade de mudas, Resíduos agroindustriais, NutriçãoResumo
O Jacaranda cuspidifolia Mart é uma espécie florestal nativa do Brasil, com ampla distribuição geográfica. É classificada heliófita, apícola e pioneira, com potencial para uso em arborização urbana, construção civil e ornamentação, e são poucos os estudos referentes as condições ambientais adequadas para produção de suas mudas. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sombreamento e diferentes substratos alternativos na produção de mudas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 6 (dois sombreamentos e seis substratos) com 15 repetições por tratamento, sendo a unidade experimental constituída por uma planta. Os substratos utilizados foram: T1: comercial; T2: areia + solo + casca de castanha (1:2:1) areia + solo + palha de arroz (1:2:1); T3: areia + solo (1:2), T4: areia + solo + casca de arroz + palha de café (1:2:1:1); T5: areia + solo + bagaço de cana (1:2:1); T6: areia + solo + casca de de arroz (1:2:1). Os tipos de sombreamentos foram: à pleno sol (0% de sombreamento) e 50% de sombreamento, obtido com tela de sombrite. As características avaliadas foram altura, diâmetro do colo, relação altura/diâmetro do colo, comprimento de raiz, massa seca aérea, massa seca de raízes, massa seca total, e Índice de Qualidade de Dickson. Houve interação para praticamente todas as variáveis analisadas, exceto comprimento de raiz e relação entre peso da massa seca área e peso da massa seca raiz. As mudas a 50% de sombreamento no substrato comercial seguido pelo formulado com casca de castanha tiveram os maiores valores em todas os parâmetros biométricos em relação aos demais substratos alternativos a pleno sol. Resultados observados na casca de castanha demonstram potencial de desenvolvimento no campo, por isso se faz necessário estudos de acompanhamento das mudas no campo. Mudas de J. cuspidifolia Mart cultivadas a 50% de sombreamento em substrato alternativo formulado com casca de castanha, assim como substrato comercial atendeu aos parâmetros biométricos, morfológicos e nutricionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.