Avaliação da variabilidade pluviométrica na bacia hidrográfica do Rio Paraíba no Estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0019Palavras-chave:
Recursos Hídricos, Períodos chuvosos e secos, Espaço-temporalResumo
O Estado da Paraíba, em maior parte, está localizado na região semiárida do Brasil, possuindo um número significativo de bacias hidrográficas com características hidrogeologicamente distintas, proporcionando dificuldades econômicas e sociais recorrentes. Deste modo, o Estado da Paraíba se destaca como um do NEB que mais sofre uma variabilidade espaço-temporal das chuvas que interfere na biodiversidade da região. A área de estudo da presente pesquisa é a Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, no estado da Paraíba possuindo uma área de 20.071,83 km2 e fazendo fronteiras com o Estado de Pernambuco a Oeste e a Sul com a Bacia do Rio Gramame. Os dados pluviométricos mensais da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), para composição da variabilidade espaço-temporal da precipitação da BHRPB. Logo, o mapeamento foi realizado utilizando os softwares Qgiz e do Golden Software Surfer. De acordo com a série histórica, foi possível evidenciar dois períodos distintos, com seis meses secos e chuvosos. O período de 1980 a 2019 a precipitação pluviométrica temporal anual apresentou 26 anos abaixo da média, destacando o ano de 1998 como o pico mínimo de 27,9 mm e 14 acima da média, sendo 2011 apresentando o valor máximo de 95,6 mm.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.