Pegada de Carbono de propriedades agroecológicas do Agreste Meridional de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0013

Palavras-chave:

Aquecimento global, Mudanças climáticas, Sistemas agroecológicos

Resumo

As atividades agrícolas têm acarretado em impactos ambientais, principalmente, por ser um dos setores que mais emitem Gases do Efeito Estufa (GEE). A agricultura baseada na prática e princípios da Agroecologia fortalece as relações com o Meio Ambiente e se apresenta como uma alternativa para reverter o aquecimento global e as mudanças climáticas. Diante disso, este estudo objetivou analisar o sequestro de carbono em agroecossistemas familiares. Foram avaliadas nove propriedades rurais familiares em transição agroecológica, localizadas na região do Agreste Meridional de Pernambuco. Os dados foram obtidos a partir de estudo de campo, como também, por análise de imagens do software Google Earth. Desse modo, verificou-se a dimensão das propriedades e cultivos agrícolas. Por sua vez, as árvores e arbustos foram quantificadas e também classificadas quanto ao porte. Também levou-se em conta as informações sobre a periodicidade e quantidade de insumos. Foi calculado o valor estimado de sequestro de carbono anual em quilos de Dióxido de Carbono (CO2) por meio da plataforma digital Positive Climate Design. Posteriormente, foi calculado o valor da eficiência do sequestro de CO2. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as propriedades apresentam capacidade relevante no sequestro de carbono. As atividades como o manejo do solo, a diversidade vegetal, rotação de culturas e o controle natural de pragas, doenças e ervas espontâneas colaboraram com a Pegada de Carbono nestas propriedades. Além disso, tais sistemas podem contribuir com as metas de redução de GEE firmadas pelo país, valorizando assim, a terra e seus produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Pires de Andrade, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Graduado em AGRONOMIA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1998), graduação em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (1992) e GRADUAÇÃO DE PROFESSORES DA PARTE DE FORMAÇÃO ESPECIAL (Licenciatura em Ciências Agrárias) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2003). Possui mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2000).Doutor em Etnobiologia e Conservação da Natureza pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco em Garanhuns, e é um dos coordenadores do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa (NÚCLEO AGROFAMILIAR) e do Centro Vocacional Tecnológico em Produção Orgânica Agrofamiliar. Pesquisa e atua nas áreas de desenvolvimento rural sustentável, economia ecológica, agricultura familiar, agroecologia, extensão rural, políticas públicas e cooperativismo. É professor permanente e vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UFAPE e do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da UNIVASF, UFRPE e UNEB - nível doutorado e editor chefe do periódico científico Brazilian Journal of Agroecology and Sustainability.

Romário Nunes da Silva, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Mestrando em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco - UFAPE

Lucas de Lucena Rocha, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP 2018) e especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (ESTÁCIO 2020). Tem experiência na áreas de Habitação Social, estudando e trabalhando com comunidades em práticas in loco e na área de Urbanismo por ter atuado no Plano Centro Cidadão (convênio entre a Universidade Católica e a prefeitura do Recife), além de atuar na área de Arquitetura de Interiores e Construção Civil. É mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE-UAG e pós graduando em Arquitetura e Design de Interiores e também em Docência e Performance na Educação à Distância pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).

Horasa Maria Lima da Silva Andrade, Universidade Federal do Agreste de Pernambuco

Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza- PPGEtno pela Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE; Mestra em Ciências Florestais (UFRPE); Graduada em Agronomia (UFRPE); Especialista em Administração Escolar e Planejamento Educacional (UFPE). É professora Adjunta da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE. Ministra as disciplinas: I- Extensão Rural e II- Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária, nos cursos de graduação da Agronomia e Zootecnia. É Coordenadora e Professora Efetiva do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPCIAM) da UFRPE/UFAPE, atuando na Linha de Pesquisa "Agroecologia, Meio Ambiente e Sociedade". É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial ( Doutorado)- PPGADT da UFRPE, atuando nas linhas de pesquisa: I- Identidade, Cultura e Territorialidades e III- Transições Socioecológicas e Sistemas Produtivos Biodiversos. Compõe o corpo docente da Residência em Saúde Coletiva e Agroecologia da UPE, em parceria com a UFAPE, FIOCRUZ e IPA. Coordena atualmente o Centro Vocacional Tecnológico em Produção Orgânica e Agroecológica, a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Econômicos Solidários, da Agroecologia e Agricultura Familiar- Incubadora AGROFAMILIAR e é membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia e Agricultura Familiar e Camponesa (AGROFAMILIAR). É membro da Coordenação Colegiada da Rede Agreste de Agroecologia de Pernambuco (REAGRO). Atuou em Programas e projetos de Educação do Campo, Cooperativismo e Economia Solidária, Agroecologia e Agricultura Familiar, financiados pelo CNPq e outros agentes financiadores. Atua e tem interesse e experiência nas áreas voltadas ao ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia, Agricultura Familiar, Extensão Rural, Cooperativismo e Economia Solidária, Planejamento e Educação Ambiental e Educação do Campo. Participa de grupos de estudo e pesquisa voltados à Agroecologia, Percepção, Educação do Campo, Agricultura familiar e camponesa, Extensão Rural, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e Rural Sustentáveis.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)