Análise multitemporal da distribuição do NDVI na cidade de Garanhuns-PE
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0056Palavras-chave:
Cobertura vegetal, Geomorfologia, Escoamento superficial, UrbanizaçãoResumo
A presente pesquisa teve como objetivo analisar os efeitos da urbanização na distribuição do NDVI na área urbana do município de Garanhuns, localizado no estado de Pernambuco. A referida região passa por um período de maximização do seu perímetro urbano, acarretando profundas modificações na paisagem local. A constante remoção da cobertura vegetal criou áreas de risco ao intensificar o escoamento superficial, enquanto que o crescimento desordenado impulsionado pela ausência de um planejamento urbano adequado propiciou a ocupação de áreas impróprias como encostas e as adjacências de nascentes. Inicialmente, foi realizado um mapeamento topográfico que resultou em um modelado do relevo e da dinâmica hídrica. Posteriormente, a partir de dados dos satélites Landsat 5 e 8 (anos 1990, 1995, 2000, 2004, 2009, 2015 e 2018) foi realizado um mapeamento multitemporal do NDVI. A partir dos resultados, foi possível constatar que o crescimento desordenado gerou desequilíbrios na paisagem natural, especialmente na cobertura vegetal. Foi observado que embora o NDVI médio se manteve relativamente constante ao longo do tempo, o desvio padrão sofreu alterações bruscas, sugerindo distúrbios na distribuição do NDVI. Esse fenômeno é fruto da dinâmica de drenagem urbana de Garanhuns que se resume em criar picos de concentração de fluxo em direção às encostas. Constatou-se que a expansão urbana na região ocorre ao redor das vertentes e o sistema de drenagem é implementado de tal maneira que todo o fluxo é direcionado às encostas, criando um cenário onde existem grandes áreas impermeáveis e outras com vegetação densa em virtude da abundância de fluxo. Ademais, foi possível observar as deficiências no planejamento urbano da região, que criou um cenário de risco geoambiental ao permitir a intensificação do fluxo superficial em áreas de risco que consequentemente intensificam os processos erosivos podendo acarretar movimentos de massa como deslizamentos de terra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.