Inter-relações entre a drenagem urbana e o risco geomorfológico em Garanhuns-PE
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0057Palavras-chave:
Erosão, Geomorfologia, Escoamento superficial, Planejamento urbanoResumo
A presente pesquisa foi conduzida com o objetivo de analisar a interação entre a drenagem urbana superficial e o risco geomorfológico na área urbana de Garanhuns, PE, Brasil. A região tem maximizado a ocupação urbana, impulsionada pela política nacional de erradicação do café, implantada em 1965 pelo Instituto Brasileiro do Café – IBC. Esse constante avanço do perímetro urbano, aliado às características geomorfológicas e o índice pluviométrico atípico no semiárido, configura um cenário de predisposição a riscos geomorfológicos. A análise foi realizada pelo equacionamento das inter-relações existentes na paisagem local, tendo como base a modelagem do risco geomorfológico da área urbana, assim como o registro fotográfico realizado a partir de visitas técnicas. A referida ação, foi realizada a partir da aplicação da teoria do talude infinito, para determinação de estabilidade do relevo. Por fim, inferiu-se sobre a atual situação da ocupação e drenagem urbana, face ao risco geomorfológico. Dessa forma, constatou-se um cenário de alto risco geomorfológico, como consequência das ações antrópicas, impulsionado pelo inadequado planejamento urbano. Identificou-se ainda, deficiências na drenagem urbana, o que agrava de forma considerável o risco geomorfológico ao ampliar os efeitos da erosão e propiciar a ocorrência de movimentos de massa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.