Pegada de Carbono de propriedades agroecológicas do Agreste Meridional de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0013Palavras-chave:
Aquecimento global, Mudanças climáticas, Sistemas agroecológicosResumo
As atividades agrícolas têm acarretado em impactos ambientais, principalmente, por ser um dos setores que mais emitem Gases do Efeito Estufa (GEE). A agricultura baseada na prática e princípios da Agroecologia fortalece as relações com o Meio Ambiente e se apresenta como uma alternativa para reverter o aquecimento global e as mudanças climáticas. Diante disso, este estudo objetivou analisar o sequestro de carbono em agroecossistemas familiares. Foram avaliadas nove propriedades rurais familiares em transição agroecológica, localizadas na região do Agreste Meridional de Pernambuco. Os dados foram obtidos a partir de estudo de campo, como também, por análise de imagens do software Google Earth. Desse modo, verificou-se a dimensão das propriedades e cultivos agrícolas. Por sua vez, as árvores e arbustos foram quantificadas e também classificadas quanto ao porte. Também levou-se em conta as informações sobre a periodicidade e quantidade de insumos. Foi calculado o valor estimado de sequestro de carbono anual em quilos de Dióxido de Carbono (CO2) por meio da plataforma digital Positive Climate Design. Posteriormente, foi calculado o valor da eficiência do sequestro de CO2. A partir dos resultados obtidos, observou-se que as propriedades apresentam capacidade relevante no sequestro de carbono. As atividades como o manejo do solo, a diversidade vegetal, rotação de culturas e o controle natural de pragas, doenças e ervas espontâneas colaboraram com a Pegada de Carbono nestas propriedades. Além disso, tais sistemas podem contribuir com as metas de redução de GEE firmadas pelo país, valorizando assim, a terra e seus produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.