Dinâmica hidrossedimentológica na bacia hidrográfica do Rio Sirinhaém relacionando precipitação e processos hídricos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.011.0023Palavras-chave:
Modelagem hidrológica, SWAT, Escoamento superficial, Produção de sedimentosResumo
O conhecimento dos elementos componentes do ciclo hidrológico é de fundamental importância para o desenvolvimento de medidas que visem uma gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos. Portanto, avaliar como a dinâmica hidrossedimentológica se comporta ao longo do tempo e espaço, se configura como uma relevante contribuição que as metodologias de modelagens hidrológicas fornecem aos tomadores de decisão. Avaliar essa dinâmica é especialmente crucial em bacias hidrográficas que apresentam forte presença de atividades agrícolas, e estão sob regimes tropicais de precipitação, uma vez que os altos índices pluviométricos contribuem com os processos erosivos em solos não protegidos, o que impulsiona a produção de sedimentos. Para analisar essa dinâmica, foi utilizado o modelo SWAT (Soil & Water Assessment Tools) na bacia hidrográfica do rio Sirinhaém, no estado de Pernambuco, uma bacia que conta com forte presença da cultura da cana-de-açúcar. Foi observado o grande controle que os índices pluviométricos exercem sobre o escoamento superficial e produção de sedimentos, e que o modelo apresenta grande capacidade de determinar as áreas que mais contribuem com a dinâmica sedimentar na bacia. Desta forma, esta metodologia se mostra adequada para o fornecimento de dados distribuídos espaço-temporalmente, como forma de subsidiar a gestão dos recursos hídricos de forma racional, visando sua conservação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.