Análise limnológica e levantamento de clorofíceas planctônicas na represa de abastecimento e em um efluente do centro de piscicultura Carlos Eduardo Matiazze em Presidente Médici, RO, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0029Palavras-chave:
Bioindicador, Chlorophyceae, Fitoplâncton, Qualidade da águaResumo
O fitoplâncton consiste de um conjunto diversificado de algas que são importantes para a qualidade da água dos ecossistemas aquáticos. Estudos têm revelado que a vários organismos são dependentes diretamente das microalgas, pois além de serem produtoras primárias são fontes insubstituíveis de alimento. Por isso, o objetivo do estudo foi avaliar as condições limnológicas e realizar um levantamento das microalgas planctônicas da divisão Chlorophyta da classe Chlorophyceae da represa de abastecimento e de um efluente do Centro de Piscicultura Carlos Eduardo Matiazze, Presidente Médici, RO, Brasil. Para isso foram analisados os parâmetros físico-químicos temperatura, oxigênio dissolvido em água (ODA), pH, transparência, alcalinidade, dureza, condutividade elétrica em água (CEA), gás carbônico e concentração amoniacal total (CAT). Os resultados foram confrontados com as normas estabelecidas pela Resolução CONAMA 357, de 2005 águas doces em especial a classe 2. E também, foi realizado o levantamento das clorofíceas, sendo as análises das amostras realizadas por meio de preparações de lâminas para leitura imediata através da observação no microscópio óptico binocular. As espécies de microalgas da divisão Chlorophyta da classe Chlorophyceae foram identificadas em categoria taxonômica de ordem, família, gênero e espécie. A água da represa apresentou valores aceitáveis, segundo o CONAMA, para os parâmetros aqui analisados na maior parte do ano. O efluente também expressou valores aceitáveis de acordo com a legislação, com exceção do oxigênio dissolvido com o valor de 1,7 mg/L. Concernente ao levantamento de clorofíceas observou-se que a represa é rica e diversificada o que pode ser um indicador de poluentes e contaminação uma vez que a represa se encontra exposta a uma grande quantidade de efluentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.