Potencial da produção de aves na Amazônia Legal com enfoque em Rondônia: fomento a proteína animal eficiente de baixo custo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0025

Palavras-chave:

Amazônia Legal, Avicultura, Inovação, Marketing comercial, Serviço de Inspeção Sanitária, Sustentabilidade

Resumo

A Amazônia Legal no Brasil é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta pelos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. O Brasil é o maior exportador de frangos de corte do mundo e praticamente toda a produção de ovos fica no mercado interno. Esse estudo se trata de uma revisão bibliográfica na qual foram consultadas cerca de 54 obras obtidas por meio de bancos de dados eletrônicos. A Amazônia Legal ainda é pouco expressiva na avicultura e essa atividade é uma alternativa para garantir a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população local. Na Amazônia Ocidental o Acre e Roraima possuem dois estabelecimento de beneficiamento de aves e ovos cadastrados com Serviço de Inspeção Estadual enquanto o Amazonas apenas dois estabelecimentos. O estado de Rondônia é o que mais se destaca com cindo estabelecimentos cadastrados. Quanto à Amazônia Oriental, o estado do Maranhão não apresenta nenhum estabelecimento de beneficiamento de aves e ovos cadastrados com Serviço de Inspeção Estadual. Mas, o Pará apresenta três estabelecimentos e o Tocantins apresenta um estabelecimento. Não foram encontrados registros para Amapá e Mato Grosso. Quanto aos estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal na Amazônia Ocidental apenas o estado de Rondônia possui esse tipo de estabelecimentos contando com três unidades. No entanto, na Amazônia Oriental o estado do Pará apresenta três unidades e o estado do Tocantins apresenta uma unidade. Mato Grosso se destaca com cinco abatedouros frigoríficos de aves e é o único que exporta carne de aves. Dessa maneira, ainda são necessários estudos de rentabilidade e maior aplicação das técnicas inovadoras sustentáveis e ampliação do marketing comercial na avicultura na Amazônia Legal para o desenvolvimento sustentável da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Raupp Fermiano da Cruz , Universidade Federal de Rondônia

Graduação em Medicina Veterinária pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (2012). Atualmente trabalha como médica veterinária na Agência IDARON. Já atuou como extensionista de frango de corte. É mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Maria Laís Devolio de Almeida, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Biomedicina pela Fundação Educacional de Fernandópolis - SP (2010). Especialização em Análises Clínicas - Diagnóstico Avançado na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto - FAMERP (2013). Mestranda no Programa Ciências Ambientais da Faculdade Federal de Rondônia - UNIR, com a pesquisa voltada em Saúde Única. Atualmente é docente na Faculdade de Ensino Superior de Cacoal - FANORTE e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Parasitologia voltado à Saúde Única - GPPaSU da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, campus Rolim de Moura-RO. 

Regiane Pandolfo Marmentini, Instituto Federal de Rondônia

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2021), Graduada em Engenharia de Alimentos pela UNIR (2015) e Licenciada em Formação Pedagógica - IFRO/UAB (2021). Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Candido Mendes - UCAM (2016) e Especialização em Vigilância Sanitária de Alimentos pela UCAM (2018). Atualmente realiza Bacharelado em Nutrição na Unicesumar. Atua como Professora EBTT - DE na área de Segurança do Trabalho no IFRO desde dezembro de 2017 e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agrotecnologia na Amazônia (GEPAA) desde 2018. Atuou como Coordenadora do Curso Técnico em Alimentos Integrado ao Ensino Médio no IFRO (2018). Atuou como Professora Substituta na área de Alimentos no IFRO de abril a dezembro de 2017, como tutora presencial no curso Superior em Tecnologia da Segurança do Trabalho na Universidade Norte do Paraná de agosto de 2016 a novembro de 2017 e como Encarregada de Controle de Qualidade na Empresa Zaltana Pescados de agosto de 2014 a abril de 2017. Atuou como tutora a distância no IFRO no curso de Finanças em 2014 e como monitora acadêmica na UNIR nas áreas de Química em 2011 e de Análise de Alimentos em 2013 (Contatos: regianepandolfo@gmail.com e regiane.pandolfo@ifro.edu.br) 

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal de Rondônia

Bolsista de Pós-doutorado da CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD/Am (UNIR/UFAC/USP) - Tema: Biodiversidade, Produção e Sanidade Animal e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR). Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentável (Área: Piscicultura) pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestrado em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialização em Biotecnologia, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação Tecnológica em andamento em Ciência de Dados, Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como membro dos grupos de pesquisa da UNIR, Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agropecuárias e Ambientais (GPTA) e Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR). É membro-fundador da Associação de Engenheiros de Pesca do Estado de Rondônia (AEP-RO). E também, é membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal 1981-2965 e como avaliador das revistas Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 1981-9951, Boletim de Indústria Animal 1981-4100, Revista Ciência e Saúde Animal 2675-0422, Revista Brasileira Multidisciplinar 1415-3580, Acta Scientiarum. Animal Sciences 1807-8672, Research, Society and Development 2525-3409 e outras. 

Marlos Oliveira Porto, Universidade Federal de Rondônia

possui graduação em MEDICINA VETERINÁRIA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (2004). MESTRE e DOUTOR na área de ZOOTECNIA pela mesma instituição, com ênfase em Produção e Nutrição de Ruminantes, atuando principalmente nas seguintes áreas: produção de gado de corte, suplmentação de bovinos em pastagens, avaliação de alimentos e alimentação animal, exigências nutricionais de ruminantes e produção de bovinos de corte em confinamento. Membro permanente do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais Universidade Federal de Rondônia/Embrapa. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal, Universidade Federal do Acre/Universidade Federal de Rondônia/Embrapa. Participa como Líder nos Grupos de Pesquisa em Tecnologias Agropecuárias e Ambientais, membro do Grupo de Pesquisa em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos. Foi diretor do Campus de Presidente Médici, de 2012 a 2016. Atualmente professor Associado I, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR; Vice-Diretor do Campus de Presidente Médici, Coordenador do Setor de Bovinocultura de Corte. 

Edicarlos Oliveira Queiroz, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Mato Grosso Campus de Rondonópolis (2006), Mestre em Produção animal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ( UNESP). Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá.Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Manejo de Animais, atuando principalmente no seguinte tema: Ovinocultura, Caprinocultura, Bioclimatologia, Etologia. Atualmente é professor adjunto pela Universidade Federal de Rondônia - Campus de Presidente Médici. Ministra as disciplinas de Bioclimatologia, Instalações Zootécnicas, Etologia, Ovinocultura e Caprinocultura. 

Jucilene Cavali, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associado III da Universidade Federal de Rondônia, UNIR nos Cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia. Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, em Produção Animal, atuando na área de Cadeia Produtiva da Carne com ênfase em Avaliação de Carcaça e Qualidade de Carne. Mestre em Zootecnia pela mesma instituição, na área de Forragicultura e Pastagens. Pesquisadora/Orientadora no Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UNIR/EMBRAPA e no Programa de Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentavel na Amazônia Ocidental PPGESPA/UFAC. Vice-líder do Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais. Pesquisas em Sistemas de Produção Animal/Vegetal sustentáveis e eficientes na Amazônia.

Downloads

Publicado

2021-07-15

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)