Potencial da produção de aves na Amazônia Legal com enfoque em Rondônia: fomento a proteína animal eficiente de baixo custo
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0025Palavras-chave:
Amazônia Legal, Avicultura, Inovação, Marketing comercial, Serviço de Inspeção Sanitária, SustentabilidadeResumo
A Amazônia Legal no Brasil é dividida em duas partes: a Amazônia Ocidental, composta pelos estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, e a Amazônia Oriental, composta pelos estados do Pará, Maranhão, Amapá, Tocantins e Mato Grosso. O Brasil é o maior exportador de frangos de corte do mundo e praticamente toda a produção de ovos fica no mercado interno. Esse estudo se trata de uma revisão bibliográfica na qual foram consultadas cerca de 54 obras obtidas por meio de bancos de dados eletrônicos. A Amazônia Legal ainda é pouco expressiva na avicultura e essa atividade é uma alternativa para garantir a segurança alimentar e melhoria da qualidade de vida da população local. Na Amazônia Ocidental o Acre e Roraima possuem dois estabelecimento de beneficiamento de aves e ovos cadastrados com Serviço de Inspeção Estadual enquanto o Amazonas apenas dois estabelecimentos. O estado de Rondônia é o que mais se destaca com cindo estabelecimentos cadastrados. Quanto à Amazônia Oriental, o estado do Maranhão não apresenta nenhum estabelecimento de beneficiamento de aves e ovos cadastrados com Serviço de Inspeção Estadual. Mas, o Pará apresenta três estabelecimentos e o Tocantins apresenta um estabelecimento. Não foram encontrados registros para Amapá e Mato Grosso. Quanto aos estabelecimentos com Serviço de Inspeção Federal na Amazônia Ocidental apenas o estado de Rondônia possui esse tipo de estabelecimentos contando com três unidades. No entanto, na Amazônia Oriental o estado do Pará apresenta três unidades e o estado do Tocantins apresenta uma unidade. Mato Grosso se destaca com cinco abatedouros frigoríficos de aves e é o único que exporta carne de aves. Dessa maneira, ainda são necessários estudos de rentabilidade e maior aplicação das técnicas inovadoras sustentáveis e ampliação do marketing comercial na avicultura na Amazônia Legal para o desenvolvimento sustentável da região.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.