Parâmetros limnológicos e microbiológicos do rio Machado e afluentes nas proximidades da cidade de Presidente Médici, Rondônia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0032Palavras-chave:
Coliformes totais, Escherichia coli, Qualidade da água, Recursos hídricos, Saúde públicaResumo
O rápido crescimento da população urbana e da industrialização submete os recursos hídricos a graves pressões. Além disso, o rio Machado recebe lançamentos de esgoto sem tratamento por parte de populações ao longo da bacia hidrográfica. Por isso, o objetivo desse estudo foi avaliar os parâmetros limnológicos e microbiológicos da água do rio Machado e de três córregos nas proximidades da cidade de Presidente Médici, Rondônia-Brasil. Os sete pontos de coleta foram estabelecidos a partir do curso do rio Machado e afluentes, baseados na facilidade de acesso. Os resultados obtidos foram submetidos à ANOVA e a comparação entre as médias pelo teste de Tukey (a=0,05) para verificar as áreas menos preservadas. Para a avaliação da qualidade da água em períodos hidrológicos distintos (cheia e seca), os dados obtidos foram submetidos ao teste T de Student (a=0,05). Foram observadas alterações pontuais em alguns parâmetros limnológicos. Porém, em geral, apresentaram-se conforme os limites de variação das normatizações vigentes. A sazonalidade influenciou diretamente no pH, temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, transparência e concentração amoniacal. Em relação ao pH, ~4% das amostras apresentaram-se abaixo do estipulado pela resolução CONAMA 357/2005 de águas doce de classe 2. Para o oxigênio dissolvido, apenas uma amostra apresentou abaixo do estabelecido pela mesma legislação. Os parâmetros limnológicos e microbiológicos dos pontos mais próximos da área urbana apresentaram resultados mais alarmantes devidos muito provavelmente a poluição difusa. Os teores de coliformes totais e termotolerantes apresentaram-se abaixo do limite da legislação em todos os pontos analisados. O estudo indica que há necessidade de gerar informações sobre a qualidade das águas dos rios e córregos no estado de Rondônia, sobretudo, dos cursos d’água próximos as áreas urbanas. Porque são informações importantes para saúde e abastecimento público, bem como a saúde ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.