Parâmetros limnológicos e microbiológicos do rio Machado e afluentes nas proximidades da cidade de Presidente Médici, Rondônia, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0032

Palavras-chave:

Coliformes totais, Escherichia coli, Qualidade da água, Recursos hídricos, Saúde pública

Resumo

O rápido crescimento da população urbana e da industrialização submete os recursos hídricos a graves pressões. Além disso, o rio Machado recebe lançamentos de esgoto sem tratamento por parte de populações ao longo da bacia hidrográfica. Por isso, o objetivo desse estudo foi avaliar os parâmetros limnológicos e microbiológicos da água do rio Machado e de três córregos nas proximidades da cidade de Presidente Médici, Rondônia-Brasil. Os sete pontos de coleta foram estabelecidos a partir do curso do rio Machado e afluentes, baseados na facilidade de acesso. Os resultados obtidos foram submetidos à ANOVA e a comparação entre as médias pelo teste de Tukey (a=0,05) para verificar as áreas menos preservadas. Para a avaliação da qualidade da água em períodos hidrológicos distintos (cheia e seca), os dados obtidos foram submetidos ao teste T de Student (a=0,05). Foram observadas alterações pontuais em alguns parâmetros limnológicos. Porém, em geral, apresentaram-se conforme os limites de variação das normatizações vigentes. A sazonalidade influenciou diretamente no pH, temperatura, concentração de oxigênio dissolvido, transparência e concentração amoniacal. Em relação ao pH, ~4% das amostras apresentaram-se abaixo do estipulado pela resolução CONAMA 357/2005 de águas doce de classe 2. Para o oxigênio dissolvido, apenas uma amostra apresentou abaixo do estabelecido pela mesma legislação. Os parâmetros limnológicos e microbiológicos dos pontos mais próximos da área urbana apresentaram resultados mais alarmantes devidos muito provavelmente a poluição difusa. Os teores de coliformes totais e termotolerantes apresentaram-se abaixo do limite da legislação em todos os pontos analisados. O estudo indica que há necessidade de gerar informações sobre a qualidade das águas dos rios e córregos no estado de Rondônia, sobretudo, dos cursos d’água próximos as áreas urbanas. Porque são informações importantes para saúde e abastecimento público, bem como a saúde ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rute Bianchini Pontuschka, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada na Universidade Federal de Rondônia, atua como docente nos cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia. Desenvolve pesquisas em Microbiologia de Produtos de Origem Animal; Análise Físico-química de Alimentos; Desenvolvimentos de Produtos Alimentícios; Possui graduação em Ciências Farmacêuticas pela USP. Mestrado e Doutorado em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP. 

Vinícius Gotardi Rocha, Universidade Federal de Rondônia

Graduando no curso de Engenharia de Pesca com ênfase em recursos pesqueiros. Conhecimento na reprodução de espécies amazônicas.

Silmar Mendes dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Graduando no curso de Engenharia de Pesca com ênfase em recursos pesqueiros. Conhecimento na reprodução de espécies amazônicas.

Nicholas Brito Alonso, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Ciências ambientais pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus Rolim de Moura, Bolsista nível mestrado CAPES sobre a linha de pesquisa Forrageiras tropicais na Amazônia e aproveitamento de resíduos na agropecuária; Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus de Ji-Paraná; Engenheiro de Segurança do Trabalho FASA/RO; Especialização em Geoprocessamento e Georreferenciamento de Imoveis Rurais e Urbanos UNIJIPA/RO; Técnico em bombeiro civil pelo SENAI de Rondônia, Atuante na área de avaliação de impacto ambiental, gestão integrada dos resíduos sólidos, gestão ambiental e politicas publicas para saneamento ambiental, geoprocessamento, Topografia, Qualidade Segurança e Meio Ambiente (QSMS); Tratamento e uso de águas residuárias na agricultura, resíduos agropastoril, agropecuários, avaliação do impacto da agricultura na amazônia Bolsista PIBIC CNPQ por três ciclos pelo projeto Gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos: o caso da cooperativa de catadores de materiais recicláveis de Ji-Paraná (RO).ntais.

Jerônimo Vieira Dantas Filho, Universidade Federal do Acre

Bolsista de Pós-doutorado da CAPES, no Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia - PROCAD/Am (UNIR/UFAC/USP) - Tema: Biodiversidade, Produção e Sanidade Animal e Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR). Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentável (Área: Piscicultura) pelo Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental, Universidade Federal do Acre (UFAC). Mestrado em Ciências Ambientais, Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialização em Biotecnologia, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Engenharia de Pesca, Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduação Tecnológica em andamento em Ciência de Dados, Universidade Estácio de Sá (UNESA). Atua como membro dos grupos de pesquisa da UNIR, Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agropecuárias e Ambientais (GPTA) e Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR). É membro-fundador da Associação de Engenheiros de Pesca do Estado de Rondônia (AEP-RO). E também, é membro da equipe editorial da Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal 1981-2965 e como avaliador das revistas Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 1981-9951, Boletim de Indústria Animal 1981-4100, Revista Ciência e Saúde Animal 2675-0422, Revista Brasileira Multidisciplinar 1415-3580, Acta Scientiarum. Animal Sciences 1807-8672, Research, Society and Development 2525-3409 e outras. 

Valério Magalhães Lopes, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Possui graduação: Tecnologia em Laticínios, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (2012). Especialista em Saberes e Práticas em Química. Possui formação profissionalizante de Técnico em Segurança do Trabalho.

Bruna Laurindo Rosa, Universidade Federal do Acre

Zootecnista, formada pela I turma de Zootecnia da Faculdade de Engenharia - UNESP/Ilha Solteira, no ano de 2008. Concluiu a Pós-Graduação em Zootecnia (Mestrado e Doutorado) na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP/Jaboticabal (Conceito CAPES 7) nos anos de 2010 e 2014, respectivamente. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Nutrição e Produção de Ruminantes, Medidas Corporais, Qualidade da Carcaça e da Carne, e Tecnologia do Abate de Bovinos. Atualmente, é Professora Adjunto-C, nível 6-601 da Universidade Federal do Acre, na área de Nutrição e Produção Animal, para os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Medicina Veterinária, além de ser professora do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável da Amazônia Ocidental - PPGESPA (conceito CAPES 4). É criadora e coordenadora do Grupo de Estudos em Pecuária de Corte - GESPEC (criado em 2017), que desenvolve projetos de extensão, pesquisa e eventos.

Elvino Ferreira, Universidade Federal de Rondônia

Possui graduação em Zootecnia (UFRRJ - 1987), Especialização em Nutrição de Ruminantes (UFRRJ - 1991), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo/UFRRJ - 1995) e Doutorado em Agronomia (Ciências do Solo/UFRRJ - 2002) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente desempenha atividade Docente, de Pesquisa e Extensão na Universidade Federal de Rondônia (UNIR).Membro do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UNIR/EMBRAPA. É líder do Grupo de Estudo em Produção Animal de Aproveitamento de Resíduos (GEPAAR). Integra equipe multidisciplinar liderada pela Dra. Jill Caviglia-Harris (Salisbury University - USA) dedicada a analisar os impactos de políticas ambientais e dinâmicas de uso do solo no bem-estar das pessoas na Amazônia como também integra a equipe do projeto CNH-L: Land-Climate-Water Feedbacks and Farmer Decision-Making in an Agricultural System, liderado pela Dra. Katrina Mullan (Montana University - USA).

Jucilene Cavali, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associado II da Universidade Federal de Rondônia, UNIR nos Cursos de Engenharia de Pesca e Zootecnia. Doutora em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa, em Produção Animal, atuando na área de Cadeia Produtiva da Carne com ênfase em Avaliação de Carcaça e Qualidade de Carne. Mestre em Zootecnia pela mesma instituição, na área de Forragicultura e Pastagens. Pesquisadora/Orientadora no Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UNIR/EMBRAPA e no Programa de Doutorado em Sanidade e Produção Animal Sustentavel na Amazônia Ocidental PPGESPA/UFAC. Vice-líder do Grupo de Estudos em Produção Animal e Aproveitamento de Resíduos e do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais. Pesquisas em Sistemas de Produção Animal/Vegetal sustentáveis e eficientes na Amazônia. 

Fernanda Bay Hurtado, Universidade Federal de Rondônia

Graduada em Química Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004) pela Universidade Estadual de Maringá, atuação na Iniciação Científica em Química Orgânica e de Produtos Naturais (1998-2001); Estágio Curricular e Extracurricular no Laboratório de Análise de Águas e Efluentes da SANEPAR (PR) (2001-2002); Mestre pelo programa de Pós-graduação em Química Aplicada na área de concentração em Química Ambiental pela Universidade Estadual de Maringá (2004) e Doutorado em Biologia Experimental área de concentração em Química Orgânica e de Produtos Naturais pela Universidade Federal de Rondônia (2013). Atualmente é professora efetiva na Universidade Federal de Rondônia - UNIR, nos Departamentos de Engenharia de Pesca e Zootecnia; Docente no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua) UNIR/UNESP/ANA; Líder do Grupo de Pesquisa em Biociências e membro do Grupo de Pesquisa em Tecnologias Agroambientais. Atuante nas áreas de pesquisa: Educação Ambiental voltada para os Recursos Hídricos e Monitoramento Hídrico-Ambiental.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)