Variabilidade e potencial da fonte eólica para geração de energia elétrica na costa amazônica

Autores

Palavras-chave:

Vento, Energia Eólica, Amazônia, WRPLOT

Resumo

Várias comunidades vivem na região costeira no estado do Pará e por estarem em regiões mais isoladas, essa parte da população não recebem a energia elétrica que é distribuída e buscam outras fontes de energia para desenvolverem suas atividades. Nesse sentido, esse trabalho objetiva caracterizar a variabilidade do vento horizontal atuante na região de Cuiarana (costa amazônica) e avaliar o potencial para geração de energia eólica. Foi utilizado uma série de dados de direção e velocidade do vento a 12 metros de altura no período de 2011 a 2018. Os dados foram agrupados e calculados quanto a sua ocorrência dentro de 16 setores de direção e 6 classes de velocidade (m/s). Os meses do segundo semestre apresentaram a maior frequência de velocidades acima de 3 m/s. A direção predominante ao longo do ano foi de leste e nordeste influenciada pela atuação dos ventos alísios de sudeste e nordeste. O período de primavera austral registrou as maiores velocidades médias horárias do ano principalmente entre as 12:00 e 15:00 horas. A região de Cuiarana apresenta potencial para geração de energia elétrica através da fonte eólica. Contudo, o conhecimento da variabilidade do vento em outras localidades da costa e em outros níveis de altura se faz necessário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hyago Elias Nascimento Souza, Universidade do Estado do Pará

Engenheiro Ambiental pela Universidade do Estado do Pará (2014), Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pelo Instituto de Pós Graduação e Cursos - IPGC. Mestre em Ciências Ambientais pelo convenio da Universidade Federal do Pará - UFPA, Museu Paraense Emilio Goeldi - MPEG e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL. Atualmente é Técnico A - Eng. Ambiental na Universidade do Estado do Pará, Coordenador do Programa UEPA Ambiental. Possui experiência em Gestão Ambiental Pública, Elaboração de Planos de Gerenciamento Ambiental, Análise de Projetos de Licenciamento Ambiental, Perícia e Fiscalização Ambiental, Educação Ambiental, Pesquisa e Docência (nível superior). 

Maria Isabel Vitorino, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Professora Associada dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia aplicada, Meteorologia Dinâmica e Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia de Múltiplas Escalas de Tempo, Variabilidade Climática nas Atividades Socioambientais, Extremos Meteorológicos de Tempo e Clima na Sociedade, Aplicação de Ondeletas em Meteorologia e Modelagem Estatística na Previsão de Tempo e Clima. 

Carlos José Capela Bispo, Universidade do Estado do Pará

Pró-Reitor de Gestão e Planejamento/UEPA (atual); Coordenador do Curso de Engenharia Ambiental (anterior); Professor Assistente III da Universidade do Estado do Pará - UEPA; Departamento de Engenharia Ambiental (DEAM). Pesquisa e Gestão na Embrapa Amazônia Oriental. Pesquisador na Emprasa Natura Inovação e Tecnologia de Produtos Ltda. Graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA e Mestrado em Ciências Ambientais - UFPA/EMBRAPA/MPEG. Tem experiência na área de Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Floresta, Agrometeorologia, Dinâmica de carbono, Sistema Agroflorestal (SAF), Agroecologia, Dendê (Palma de Óleo), Recuperação de Áreas Degradadas e Biologia.

Eduardo Ribeiro Marinho, Universidade Federal do Pará

Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2019), linha de pesquisa: Clima e dinâmica socioambiental na Amazônia. Graduado em licenciatura plena em Ciências Naturais Habilitação Química pela Universidade do Estado do Pará (2015). experiências nas áreas: qualidade da água de rios amazônicos, química ambiental e interdisciplinariedade no ensino de ciências naturais. Participante nos projetos: 01.Desenvolvimento local Integrado: A Socioeconomia, Proteção e Reabilitação Ambiental da Microbacia do Rio Guamá, Pará, da Universidade Federal Rural da Amazônia; 02. Trilhas da Vila Ponte de Saberes- NETRILHAS da Universidade do Estado do Pará, Professor de Práticas Pedagógicas e Trilhas Ambientais pelo Projeto Trilhas nos Rios Cultura Arte e Sustentabilidade na Escola Wandick Gutierrez-Vila do Conde - Barcarena-Pará, Professor modular indígena, área de Química, pelo projeto SOMEI da Secretaria de Estado de Educação - SEDUC/Pa.

Filipe Gomes Dias, Universidade Federal do Pará

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Pará (2012-2015). Especialista em Gestão Ambiental e Manejo de Paisagens pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA-UFPA (2016-2017). Mestre em Ciências Ambientais pela UFPA (2017-2019). Possui experiências nas temáticas de Geografia Física, Geoprocessamento, Sistemas de Informações Geográficas, Sensoriamento Remoto e Planejamento Ambiental. Integrante do Grupo de Pesquisa Estudos e Modelagem Hidroambientais. 

Aline Souza Sardinha, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Engenharia Sanitária (2004) e mestrado em Ciências na área de Geologia pelo Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica (2006) ambos pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de operação/ manutenção de poços profundos, redes e ramais de distribuição de água, controle da qualidade da água e consultoria ambiental. Foi Consultora Técnica da Unesco lotada na Unidade Regional de Controle da Qualidade da Água (URCQA) da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/CORE-PA). Foi Professora Assistente da Escola Superior da Amazônia - Esamaz, Chefe da Divisão de Licenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Ananindeua (PA) e Diretora de Controle e Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Izabel (PA). Atualmente é Professora Assistente IV e Coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Pará. 

Eliane de Castro Coutinho, Universidade do Estado do Pará

Possui Doutorado em Ciências Ambientais, na área de Física do Clima, pela Universidade Federal do Pará / Museo Emílio Goeldi / Empresa Brasileira de Agropecuária (2016), Mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1999), Especialização em Meteorologia Tropical pela Universidade Federal do Pará e em Educação em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) e Graduação em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1993). Atualmente é professora assistente IV, com tempo integral e dedicação exclusiva da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ondas de leste, poluição atmosférica, conforto térmico, planejamento urbano, agrometeorologia e recursos hídricos. Atualmente é Diretora do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA e Coordenadora do Curso de Especialização em Gestão e Direito Ambiental. 

Downloads

Publicado

2020-01-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)