Estudo socioambiental dos municípios da bacia do Alto Rio Guamá, Amazônia Oriental, Pará.
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0028Palavras-chave:
Condições socioambientais, Indicadores, Bacia hidrográfica, Nordeste paraense, AmazôniaResumo
Esta pesquisa objetivou caracterizar as condições socioambientais do município de São Miguel do Guamá em relação aos municípios da bacia do alto Rio Guamá na Amazônia Oriental. Os municípios estudados foram São Miguel do Guamá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Ourém, Irituia, São Domingos do Capim, Bujarú e Belém, localizados no Estado do Pará. Foram utilizados os seguintes indicadores socioambientais: IDH-M, cobertura por sistema de abastecimento de água (%), cobertura por sistema de esgotamento sanitário (%), morbidade por diarréia e gastroenterite (nº de internações), disponibilidade hídrica superficial (m³/s). Os índices foram obtidos através de dados oficiais disponíveis em plataformas governamentais, durante os anos de 1991 até 2010. Para analisar a correlação dos índices entre os municípios foi utilizado o Coeficiente de Correlação Linear de Pearson (r). Foram verificadas fortes correlações entre os indicadores sistema de abastecimento de água (%), rede de esgotamento sanitário (%), disponibilidade hídrica superficial (m³/s) com os dados de IDH-M. Rede de esgotamento sanitário (%) apresentou forte correlação com morbidade por diarréia e gastroenterite (nº de internações). A correlação entre diferentes variáveis permitiu um melhor entendimento do cenário socioambiental do município de São Miguel do Guamá em relação aos municípios do alto rio Guamá, sendo uma pesquisa com abordagem metodológica pioneira para esta região da Amazônia Oriental.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.