Estudo socioambiental dos municípios da bacia do Alto Rio Guamá, Amazônia Oriental, Pará.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0028

Palavras-chave:

Condições socioambientais, Indicadores, Bacia hidrográfica, Nordeste paraense, Amazônia

Resumo

Esta pesquisa objetivou caracterizar as condições socioambientais do município de São Miguel do Guamá em relação aos municípios da bacia do alto Rio Guamá na Amazônia Oriental. Os municípios estudados foram São Miguel do Guamá, Garrafão do Norte, Capitão Poço, Ourém, Irituia, São Domingos do Capim, Bujarú e Belém, localizados no Estado do Pará. Foram utilizados os seguintes indicadores socioambientais: IDH-M, cobertura por sistema de abastecimento de água (%), cobertura por sistema de esgotamento sanitário (%), morbidade por diarréia e gastroenterite (nº de internações), disponibilidade hídrica superficial (m³/s). Os índices foram obtidos através de dados oficiais disponíveis em plataformas governamentais, durante os anos de 1991 até 2010. Para analisar a correlação dos índices entre os municípios foi utilizado o Coeficiente de Correlação Linear de Pearson (r). Foram verificadas fortes correlações entre os indicadores sistema de abastecimento de água (%), rede de esgotamento sanitário (%), disponibilidade hídrica superficial (m³/s) com os dados de IDH-M. Rede de esgotamento sanitário (%) apresentou forte correlação com morbidade por diarréia e gastroenterite (nº de internações). A correlação entre diferentes variáveis permitiu um melhor entendimento do cenário socioambiental do município de São Miguel do Guamá em relação aos municípios do alto rio Guamá, sendo uma pesquisa com abordagem metodológica pioneira para esta região da Amazônia Oriental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro Marinho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Química pelo Programa de Pós Graduação em Química da Universidade Federal de Uberlândia ? Minas Gerais, linha de pesquisa: Química Ambiental (curso em andamento). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (2017 a 2019), linha de pesquisa: Clima e dinâmica socioambiental na Amazônia. Graduado em Licenciatura plena em Ciências Naturais Habilitação Química pela Universidade do Estado do Pará (2011 a 2015). Experiências nas áreas: qualidade da água de rios amazônicos, química ambiental, interdisciplinaridade no ensino de ciências naturais e educação em química. Participante nos projetos: 01. Desenvolvimento local Integrado: A Socioeconomia, Proteção e Reabilitação Ambiental da Microbacia do Rio Guamá, Pará, da Universidade Federal Rural da Amazônia; 02. Trilhas da Vila Ponte de Saberes- NETRILHAS da Universidade do Estado do Pará, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão, autuando como Professor de Práticas Pedagógicas e Trilhas Ambientais pelo Projeto Trilhas nos Rios Cultura Arte e Sustentabilidade na Escola Wandick Gutierrez-Vila do Conde - Barcarena-Pará.

Maria Isabel Vitorino, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Meteorologia pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Ciências Atmosféricas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Atualmente é Professora Associada dos cursos de Graduação em Meteorologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, Belém-PA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia aplicada, Meteorologia Dinâmica e Sinótica, atuando principalmente nos seguintes temas: Climatologia de Múltiplas Escalas de Tempo, Variabilidade Climática nas Atividades Socioambientais, Extremos Meteorológicos de Tempo e Clima na Sociedade, Aplicação de Ondeletas em Meteorologia e Modelagem Estatística na Previsão de Tempo e Clima.

Ivan Carlos da Costa Barbosa, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui o título de graduação em Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Química pela Universidade Federal do Pará (2005 - 2009), Belém- Pará e o título de Mestrado em Química: área de concentração em Química Analítica pela mesma instituição (2009 - 2011). Possui o título de especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química (Uniter), especialista em Educação a Distância: Gestão e Tutoria (Uniasselvi) e especialista em Ludopedagogia (Uniasselvi). Já atuou como professor-tutor à distância no curso à distância de METALURGIA pela Escola Técnica Aberta do Brasil (E-TEC BRASIL) e Instituto Federal do Pará (IFPA) entre os anos de 2010 e 2013. Também atuou como professor AD-4 - Química pela Secretária Estadual de Educação do Estado do Pará entre 06/2011 a 11/2012. Atualmente, trabalha como professor efetivo (Adjunto II) - Área: Química - pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus Belém) de 11/2012 até a presente dada. Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (04/2017 até 12/2020).

Hyago Elias Nascimento Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Engenheiro Ambiental (UEPA/2014), Especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais (IPGC/IEDUCARE/2016). Mestre em Ciências Ambientais (UFPA/MPEG/EMBRAPA/2019). Atualmente é Técnico A - Eng. Ambiental lotado na Pró-Reitora de Gestão e Planejamento da UEPA e Doutorando em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Escola de Engenharia da UFMG. Possui experiência em Gestão Ambiental Pública, Licenciamento, Perícia e Fiscalização Ambiental, Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Docência e Pesquisa (Integrante do Grupo de Pesquisa "Reaproveitamento de Resíduos e Águas Pluviais da Amazônia" - CNPq/UEPA). 

Downloads

Publicado

2021-10-20

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)