A educação ambiental em ambiente escolar através da prática de vermicompostagem como forma de tratamento para os resíduos sólidos orgânicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0057

Palabras clave:

Educação ambiental, Escolas, Gerenciamento, Resíduos sólidos, Vermicompostagem

Resumen

Diante do atual cenário em que estamos inseridos, com a geração de grande quantidade de resíduos sólidos, manejo inadequado e escassez de informações, ações de educação ambiental se faz de extrema necessidade a fim de promover a conscientização ambiental e mudanças comportamentais na sociedade. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver ações de Educação Ambiental (EA) com os alunos de uma escola pública localizada no município de Pelotas/RS, Brasil, através do ensino das formas de gerenciamento e tratamento dos resíduos, com enfoque no tratamento dos resíduos sólidos orgânicos através da prática sustentável de vermicompostagem. Foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com os alunos de uma turma do 6º ano, e aplicado um questionário inicial e final visando avaliar os conhecimentos adquiridos. Com a aplicação do projeto na escola, os alunos aprenderam a respeito das formas corretas de segregação, acondicionamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos. Os alunos aprenderam a montar e manejar uma vermicomposteira em um sistema de pequena escala, o que possibilita a execução da técnica de vermicompostagem em locais com reduzida disponibilidade de espaço. A maioria dos alunos mostrou entendimento em relação aos resíduos sólidos e da importância do seu correto manejo, foram bastante participativos principalmente nas atividades práticas, e demonstraram entendimento e interesse em montar uma vermicomposteira em suas residências. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Sacramento Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2004), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2007), Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2012). Atualmente é Professora Adjunta no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas-UFPel concursada na área de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos. Atualmente é Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar na UFPel. Tem experiência na área de biotecnologias ambientais atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia ambiental, bioprocessos, reaproveitamento de resíduos industriais, produção de biossurfactantes, biorremediação de áreas contaminadas e vermicompostagem.

Helena Jung Adamoli, Universidade Federal de Pelotas

Formada em Técnico em Meio Ambiente pelo Campus Pelotas Visconde da Graça - CAVG (2015) e graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atuou como colaboradora e bolsista de projetos de Extensão na universidade Federal de Pelotas. Possui Curso básico em Inglês e Curso básico e avançado em Informática. 

Cláudia Fernanda Lemons e Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós doutorado Laboratório de Processos de Separação e Reação- SLRE/LCM, Bragança, Portugal; Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos- LADEBIO, Escola de Química, UFRJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. A partir de 2006 atuou nos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente e atualmente nos cursos Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Agrícola nas disciplinas na área de biomassa e energias renováveis. 

Marcelo Ferreira Pedra Junior, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista do projeto de extensão: Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental e participou da Pesquisa e Desenvolvimento de ações de melhoria no gerenciamento de resíduos sólidos em ponto turístico em Pelotas.

Publicado

2021-02-08

Artículos más leídos del mismo autor/a