Comportamento térmico de lignina residual de pré-tratamento de biomassa lignocelulósica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0028

Palavras-chave:

Licor negro, Aproveitamento de resíduo, Etanol de 2 G, Biorrefinaria

Resumo

O artigo apresenta o estudo comparativo entre três diferentes tipos de lignina recuperadas de licores negros de pré-tratamento de biomassas para a produção de etanol de segunda geração, sendo elas ligninas de arroz, arundo e de mistura de biomassa. Como enfoque principal aborda a caracterização térmica de ambas as ligninas, comparando-as entre si. As ligninas foram recuperadas através de precipitação com H2SO4 50% v/v e após processo de lavagem, procederam-se análises espectrofotométricas no infravermelho (FTIR), análise termogravimétrica (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC).  Através da análise FTIR foram identificados os grupos funcionais OH, C-C, C=O e C=C que são característicos de ligninas. Entretanto as análises por TGA indicaram que as três ligninas apresentaram teores semelhantes para umidade, e diferenças significativas com relação aos teores de voláteis e cinzas, confirmando a complexidade estrutural da lignina. Associada à análise termogravimétrica as ligninas foram submetidas à análise DSC para determinação da perda de energia, onde apesar de apresentar dois eventos endotérmicos a lignina de arundo apresentou uma menor absorção de energia em relação às ligninas de arroz e de mistura de biomassas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luane Pauline Maciel Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas

Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária (UFPEL). Atuou como colaboradora no Projeto Aimirim do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (2015), estagiária no laboratório de Águas Residuárias (2017). Como atividade mais recente atuou como estagiária do Laboratório de Bioenergia do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária sob a orientação da Drª Profª . Claudia Fernanda Lemons e Silva. 

Juliana Silva Lemões, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas (2007), graduação em Tecnologia Ambiental pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (2008), mestrado em Quimica Tecnológica e Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Adriana Gonçalves da Silva Manetti, Universidade Federal de Pelotas

Graduada em Engenharia de Alimentos, Mestre e Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG-Brasil). Atualmente Profa. Adjunta - DE, Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).Vem trabalhando na área de ciências ambientais no tratamento biológico e químico de efluentes agroindústrias e reuso de água residuária utilizando cianobactérias e coagulantes.

Patricia Oliveira Schmitt, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária na Universidade Federal de Pelotas(2020), formada em Técnica de Meio Ambiente pelo Colégio Estadual Lemos Junior(2014). Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, Licenciamento Ambiental, Avaliação de Impactos ambientais e Aproveitamento Energético. Participou de Projetos de Ensino, Extensão e de Pesquisa. 

Cláudia Fernanda Lemons e Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós doutorado Laboratório de Processos de Separação e Reação- SLRE/LCM, Bragança, Portugal; Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos- LADEBIO, Escola de Química, UFRJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. A partir de 2006 atuou nos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente e atualmente nos cursos Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Agrícola nas disciplinas na área de biomassa e energias renováveis.

Downloads

Publicado

2021-02-08