A educação ambiental em ambiente escolar através da prática de vermicompostagem como forma de tratamento para os resíduos sólidos orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0057Palavras-chave:
Educação ambiental, Escolas, Gerenciamento, Resíduos sólidos, VermicompostagemResumo
Diante do atual cenário em que estamos inseridos, com a geração de grande quantidade de resíduos sólidos, manejo inadequado e escassez de informações, ações de educação ambiental se faz de extrema necessidade a fim de promover a conscientização ambiental e mudanças comportamentais na sociedade. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver ações de Educação Ambiental (EA) com os alunos de uma escola pública localizada no município de Pelotas/RS, Brasil, através do ensino das formas de gerenciamento e tratamento dos resíduos, com enfoque no tratamento dos resíduos sólidos orgânicos através da prática sustentável de vermicompostagem. Foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com os alunos de uma turma do 6º ano, e aplicado um questionário inicial e final visando avaliar os conhecimentos adquiridos. Com a aplicação do projeto na escola, os alunos aprenderam a respeito das formas corretas de segregação, acondicionamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos. Os alunos aprenderam a montar e manejar uma vermicomposteira em um sistema de pequena escala, o que possibilita a execução da técnica de vermicompostagem em locais com reduzida disponibilidade de espaço. A maioria dos alunos mostrou entendimento em relação aos resíduos sólidos e da importância do seu correto manejo, foram bastante participativos principalmente nas atividades práticas, e demonstraram entendimento e interesse em montar uma vermicomposteira em suas residências.
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