A educação ambiental em ambiente escolar através da prática de vermicompostagem como forma de tratamento para os resíduos sólidos orgânicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0057

Palavras-chave:

Educação ambiental, Escolas, Gerenciamento, Resíduos sólidos, Vermicompostagem

Resumo

Diante do atual cenário em que estamos inseridos, com a geração de grande quantidade de resíduos sólidos, manejo inadequado e escassez de informações, ações de educação ambiental se faz de extrema necessidade a fim de promover a conscientização ambiental e mudanças comportamentais na sociedade. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver ações de Educação Ambiental (EA) com os alunos de uma escola pública localizada no município de Pelotas/RS, Brasil, através do ensino das formas de gerenciamento e tratamento dos resíduos, com enfoque no tratamento dos resíduos sólidos orgânicos através da prática sustentável de vermicompostagem. Foram desenvolvidas atividades teóricas e práticas com os alunos de uma turma do 6º ano, e aplicado um questionário inicial e final visando avaliar os conhecimentos adquiridos. Com a aplicação do projeto na escola, os alunos aprenderam a respeito das formas corretas de segregação, acondicionamento, coleta e destinação dos resíduos sólidos. Os alunos aprenderam a montar e manejar uma vermicomposteira em um sistema de pequena escala, o que possibilita a execução da técnica de vermicompostagem em locais com reduzida disponibilidade de espaço. A maioria dos alunos mostrou entendimento em relação aos resíduos sólidos e da importância do seu correto manejo, foram bastante participativos principalmente nas atividades práticas, e demonstraram entendimento e interesse em montar uma vermicomposteira em suas residências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Sacramento Cerqueira, Universidade Federal de Pelotas

possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2004), Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande-FURG (2007), Doutorado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2011) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS (2012). Atualmente é Professora Adjunta no Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas-UFPel concursada na área de Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos. Atualmente é Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar na UFPel. Tem experiência na área de biotecnologias ambientais atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia ambiental, bioprocessos, reaproveitamento de resíduos industriais, produção de biossurfactantes, biorremediação de áreas contaminadas e vermicompostagem.

Helena Jung Adamoli, Universidade Federal de Pelotas

Formada em Técnico em Meio Ambiente pelo Campus Pelotas Visconde da Graça - CAVG (2015) e graduanda do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Atuou como colaboradora e bolsista de projetos de Extensão na universidade Federal de Pelotas. Possui Curso básico em Inglês e Curso básico e avançado em Informática. 

Cláudia Fernanda Lemons e Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Pós doutorado Laboratório de Processos de Separação e Reação- SLRE/LCM, Bragança, Portugal; Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos- LADEBIO, Escola de Química, UFRJ. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pelotas. A partir de 2006 atuou nos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Ambiente e atualmente nos cursos Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Agrícola nas disciplinas na área de biomassa e energias renováveis. 

Marcelo Ferreira Pedra Junior, Universidade Federal de Pelotas

Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas. Atuou como bolsista do projeto de extensão: Ensino da prática sustentável de vermicompostagem no tratamento de resíduos sólidos orgânicos em escolas de ensino fundamental e participou da Pesquisa e Desenvolvimento de ações de melhoria no gerenciamento de resíduos sólidos em ponto turístico em Pelotas.

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)