Tanque de evapotranspiração no tratamento de esgoto sanitário na propriedade rural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0050

Palabras clave:

Águas negras, Coliformes, Alface, Rúcula

Resumen

O Tanque de evapotranspiração é composto por tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantas. Devido à escassez de estudos sobre o desenvolvimento e segurança microbiológica de espécies olerícolas no TEvap, objetivou-se avaliar a composição química e microbiológica de hortaliças produzidas em diferentes posições do sistema TEvap. O Tanque foi implantado na área rural do Triângulo Mineiro/MG, com capacidade para atender quatro moradores. Gastou-se aproximadamente R$ 1.150,00 com materiais adquiridos na região, valor este menor ao estimado para os sistemas de fossa séptica convencional e fossa séptica biodigestora. Como resultado, verificou-se que a composição química da alface e rúcula não diferenciaram entre os cultivos nas diferentes posições do TEvap e a testemunha. Todos os coliformes encontrados nas amostras foram termotolerantes, resultando em inadequados para consumo. No início do TEvap a alface apresentou maior concentração de coliformes, contrapondo ao final do TEvap onde as amostras de alface e rúcula apresentaram uma redução acima de 50% de coliformes, entretanto a água de irrigação foi apontada como possível veículo de contaminação das olerícolas. Assim, apesar do sistema apresentar eficiência no tratamento de águas negras, deve-se preocupar também com a qualidade da água de irrigação para a produção de alimentos seguros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Diego Cesar Veloso Rezende, Centro Universitário Mário Palmério

Formou em Técnico em Agropecuária no IFSul de Minas Campus Machado/MG em 2004. Intercâmbio nos Estados de Wiscosin e Texas - EUA (2005 a 2007). Graduado em Administração de Empresas e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo IFGoiano Campus Urutai. Atualmente trabalha na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e docente na Instituição de ensino UNIFUCAMP.

Débora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Química - Licienciatura e Bacharelado (2002), mestrado em Agroquímica - área de concentração Química Analítica - (2004), doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2008) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2009) pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-IF Goiano). Coordenadora do laboratório de Pesquisa e Análises Químicas, IFGoiano/Campus Urutaí. Tem experiência na área de Ensino de Química, Química Analítica e Ambiental, com ênfase em tratamento de águas de abastecimento, residuárias, tratamento e reaproveitamento de resíduos agroindustriais e remoção de metais pesados. 

Sthefania Dalva da Cunha Veloso Rezende, Centro Universitário do Cerrado

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade Atenas-Paracatu/MG (2011),é pós-graduada latu sensu em Nutrição Humana e Saúde (2013) pela Universidade Federal de Lavras e também especialização em Alimentos, Saúde e Nutrição pelo Instituto Cotemar, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Atualmente trabalha como Nutricionista RT da Atenção Básica/UBS/SUS, NASF 1 e NASF 2, atuou como RT na área de Alimentação Escolar em Âmbito Municipal em Monte Carmelo/MG além de ser docente do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) das disciplinas Ética profissional, Tecnologia de Alimentos e Dietoterapia I, II e III.

José Antonio Rodrigues de Souza, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2002), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais e saneamento ambiental.

Éllen Lemes Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2017). Mestra (2020) em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado- Linha de pesquisa- Engenharia Sanitária-Saneamento Rural, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. Bolsista FAPEG - 03/2018. Doutoranda em Engenharia Agrícola (2020) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. Área de concentração: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Linha de Pesquisa: Saneamento Ambiental. 2020/Capes.

Publicado

2021-01-15

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>