Riscos de contaminação e os impactos pela disposição de efluente de laticínios em latossolo vermelho amarelo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.001.0006

Palavras-chave:

Coluna de Lixiviação, Mobilidade de Ions, Reúso, Mobilidade de Íons

Resumo

Objetivou com este estudo, determinar o risco de contaminação e os impactos que podem causar os íons de sódio, potássio, cálcio e magnésio, presentes na água residuária de laticínios, por meio de ensaios em colunas de lixiviação. Para isso, foram montadas colunas a partir da deposição sucessiva de camadas de solo com dois centímetros de espessura e sua posterior compactação no interior do tubo de PVC até formação de uma coluna com 0,15 m de altura, posteriormente foram saturadas com água destilada e utilizando frascos de Mariotte se aplicou as doses correspondentes a zero, 250; 625; 1250; 2500 mg L-1 de Na de efluente de laticínios. Os lixiviados foram coletados, determinando-se as concentrações de Na, Ca, Mg e K por espectrofotometria de absorção atômica. Os resultados dos ensaios em colunas de lixiviação demonstraram a preferência de interação de K>Ca>Na>Mg, independentemente da diluição do efluente, seguindo-se a ordem de reatividade dos íons. Esses resultados alertam o cuidado quanto a disposição deste, uma vez que a interação entre os solutos presentes na água residuária de laticínios com o solo em caso de aplicação inadequada, pode resultar na salinização do solo e até mesmo em salinização do lençol freático devido a lixiviação do sódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Rodrigues de Souza, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2002), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais e saneamento ambiental.

Débora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Química - Licienciatura e Bacharelado (2002), mestrado em Agroquímica - área de concentração Química Analítica - (2004), doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2008) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2009) pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-IF Goiano). Tem experiência na área de Química Analítica e Ambiental, com ênfase em tratamento de águas de abastecimento, residuárias, tratamento e reaproveitamento de resíduos agroindustriais e remoção de metais pesados.

Éllen Lemes Silva, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2017), mestranda (2018-2020) do Programa de Pós-Graduação Conservação de Recursos Naturais do Cerrado- Linha de pesquisa- Engenharia Sanitária-Saneamento Rural, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. Bolsista FAPEG - 03/2018

Walisson Marques Oliveira, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Graduando no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase na área de Tratamento de águas residuárias, em especifico, efluentes de laticínios. Atualmente, Bolsista no Programa de Iniciação Cientifica - IF Goiano Campus Urutaí

Wesley Anderson Siqueira Ribeiro, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Graduando no curso de Engenharia Agrícola do Instituto Federal Goiano - Campus Urutaí. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia Agrícola.

Matheus Rocha Mendes, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Caldas Novas (2010). Aluno do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu do Programa de Pós Graduação em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo IFGoiano Campus Urutai. Atualmente Fiscal Ambiental do município de Morrinhos - GO.

Diego César Veloso Rezende, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Formou em Técnico em Agropecuária no IFSul de Minas Campus Machado/MG em 2004. Intercâmbio nos Estados de Wiscosin e Texas - EUA (2005 a 2007). Graduado em Administração de Empresas e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras. Mestrando em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo IFGoiano Campus Urutai. Atualmente trabalha na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG).

Paulo Tárcyo de Resende Teixeira, Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Possui graduação em Engenharia Agrícola pelo Instituto Federal Goiano(2016) e graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Goiano(2010). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Conservação de Recursos Naturais do Cerrado(2018-2020).

Downloads

Publicado

2020-01-06

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>