Tanque de evapotranspiração no tratamento de esgoto sanitário na propriedade rural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0050

Palavras-chave:

Águas negras, Coliformes, Alface, Rúcula

Resumo

O Tanque de evapotranspiração é composto por tanque impermeabilizado, preenchido com diferentes camadas de substrato e plantas. Devido à escassez de estudos sobre o desenvolvimento e segurança microbiológica de espécies olerícolas no TEvap, objetivou-se avaliar a composição química e microbiológica de hortaliças produzidas em diferentes posições do sistema TEvap. O Tanque foi implantado na área rural do Triângulo Mineiro/MG, com capacidade para atender quatro moradores. Gastou-se aproximadamente R$ 1.150,00 com materiais adquiridos na região, valor este menor ao estimado para os sistemas de fossa séptica convencional e fossa séptica biodigestora. Como resultado, verificou-se que a composição química da alface e rúcula não diferenciaram entre os cultivos nas diferentes posições do TEvap e a testemunha. Todos os coliformes encontrados nas amostras foram termotolerantes, resultando em inadequados para consumo. No início do TEvap a alface apresentou maior concentração de coliformes, contrapondo ao final do TEvap onde as amostras de alface e rúcula apresentaram uma redução acima de 50% de coliformes, entretanto a água de irrigação foi apontada como possível veículo de contaminação das olerícolas. Assim, apesar do sistema apresentar eficiência no tratamento de águas negras, deve-se preocupar também com a qualidade da água de irrigação para a produção de alimentos seguros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Cesar Veloso Rezende, Centro Universitário Mário Palmério

Formou em Técnico em Agropecuária no IFSul de Minas Campus Machado/MG em 2004. Intercâmbio nos Estados de Wiscosin e Texas - EUA (2005 a 2007). Graduado em Administração de Empresas e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo IFGoiano Campus Urutai. Atualmente trabalha na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e docente na Instituição de ensino UNIFUCAMP.

 

Débora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Química - Licienciatura e Bacharelado (2002), mestrado em Agroquímica - área de concentração Química Analítica - (2004), doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2008) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2009) pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-IF Goiano). Coordenadora do laboratório de Pesquisa e Análises Químicas, IFGoiano/Campus Urutaí. Tem experiência na área de Ensino de Química, Química Analítica e Ambiental, com ênfase em tratamento de águas de abastecimento, residuárias, tratamento e reaproveitamento de resíduos agroindustriais e remoção de metais pesados. 

Sthefania Dalva da Cunha Veloso Rezende, Centro Universitário do Cerrado

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade Atenas-Paracatu/MG (2011),é pós-graduada latu sensu em Nutrição Humana e Saúde (2013) pela Universidade Federal de Lavras e também especialização em Alimentos, Saúde e Nutrição pelo Instituto Cotemar, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Atualmente trabalha como Nutricionista RT da Atenção Básica/UBS/SUS, NASF 1 e NASF 2, atuou como RT na área de Alimentação Escolar em Âmbito Municipal em Monte Carmelo/MG além de ser docente do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) das disciplinas Ética profissional, Tecnologia de Alimentos e Dietoterapia I, II e III.

José Antonio Rodrigues de Souza, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2002), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais e saneamento ambiental.

Éllen Lemes Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2017). Mestra (2020) em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado- Linha de pesquisa- Engenharia Sanitária-Saneamento Rural, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. Bolsista FAPEG - 03/2018. Doutoranda em Engenharia Agrícola (2020) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. Área de concentração: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Linha de Pesquisa: Saneamento Ambiental. 2020/Capes.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>