Caracterização dos aspectos microbiológicos do Queijo Minas Artesanal de Monte Carmelo/MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2020.006.0050

Palavras-chave:

Microbiota de queijos, Queijos artesanais, Maturação de queijos

Resumo

A região do Triângulo Mineiro é identificada como produtora de QMA e têm-se visto um número cada vez maior de produtores interessados em obter o cadastramento do IMA e com isso é necessário caracterizar o queijo elaborado para legalização esses produtores. O objetivo do trabalho foi avaliar os aspectos microbiológicos do Queijo Minas Artesanal de Monte Carmelo/MG em diferentes tempos de maturação, tanto de produtores cadastrados, quanto em fase de cadastramento. Foram coletadas 16 amostras de queijos, sendo quatro queijarias A, B, C e D, onde cada uma forneceu quatro amostras sendo elas 0, 10, 20 e 30 dias de maturação. O Staphylococcus spp. foi encontrado em contagens elevadas em todas as amostras, já o Staphylococcus coagulase positivo foi encontrado nas queijarias A, B e C.  Salmonella spp. não foi isolada nas amostras de QMA em todos os períodos de maturação estudados. Em contrapartida, a Listeria spp. foi isolada em 6 diluições, das 48 analisadas, onde foi confirmado o gênero Listeria spp. Porém não foi confirmada a presença de Listeria monocytogenes nas 6 positivas. Dessa forma, além da determinação de um período mínimo de maturação de 15 dias, onde nessa fase todos os parâmetros estão abaixo do limite máximo permitido na legislação, faz-se necessários novos estudos para contínuo desenvolvimento do Triângulo Mineiro como região produtora, bem como para a melhoria dos queijos nela produzidos e padronização de tecnologia de fabricação visando a caracterização futura pelos órgãos responsáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sthefania Dalva da Cunha Rezende, Centro Universitário do Cerrado

Possui graduação em Nutrição pela Faculdade Atenas-Paracatu/MG (2011),é pós-graduada latu sensu em Nutrição Humana e Saúde (2013) pela Universidade Federal de Lavras e também especialização em Alimentos, Saúde e Nutrição pelo Instituto Cotemar, Mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos pelo IFTM (Instituto Federal do Triângulo Mineiro). Atualmente trabalha como Nutricionista RT da Atenção Básica/UBS/SUS, NASF 1 e NASF 2, atuou como RT na área de Alimentação Escolar em Âmbito Municipal em Monte Carmelo/MG além de ser docente do Centro Universitário do Cerrado Patrocínio (UNICERP) das disciplinas Ética profissional, Tecnologia de Alimentos e Dietoterapia I, II e III.

Marlene Jeronimo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em zootecnia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal (1985) UNESP, mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005) e doutora pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP de Araraquara (2012). Atualmente é professora dos cursos de produção alimentícia e mestrado profissional, Bacharelado em Zootecnia e Engenharia Agronômica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo - Campus Uberaba. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase na área de laticínios, atuando principalmente nos seguintes temas: derivados do leite, aproveitamento de alimentos, fabricação de doce de leite, iogurte e queijos.

Diego Cesar Veloso Rezende, Centro Universitário Mário Palmério

Formou em Técnico em Agropecuária no IFSul de Minas Campus Machado/MG em 2004. Intercâmbio nos Estados de Wiscosin e Texas - EUA (2005 a 2007). Graduado em Administração de Empresas e Engenharia Agronômica. Pós-graduado em Extensão Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado pelo IFGoiano Campus Urutai. Atualmente trabalha na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (EMATER-MG) e docente na Instituição de ensino UNIFUCAMP.

Mallú de Mendonça Barros, Universidade Federal de Goiás

Administradora - Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC-GO, 2003; Doutoranda em Agronegócios PPGAGRO-UFG, 2020-2024; Ênfase: Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Programa de Pós-Graduação em Agronegócio Mestre em Preservação e Conservação do Bioma do Cerrado PPGCRENAC-IFGOIANO, 2020; Ênfase: Agronegócios/Desenvolvimento regional/ Políticas Públicas. Especialista em Gestão Pública - UFG-2018; Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão pela Universidade Federal Fluminense UFF, 2013; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade LIONS FacLIONS, 2006; Servidora pública municipal - Gestão Ambiental, Políticas Públicas e Pesquisa Ambiental (AMMA) - atuamente licenciada para cursar o Doutorado no PPGAGRO/UFG (Portaria nº141/2020) Docente universitária.

Éllen Lemes Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2017). Mestra (2020) em Conservação de Recursos Naturais do Cerrado- Linha de pesquisa- Engenharia Sanitária-Saneamento Rural, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí. Bolsista FAPEG - 03/2018. Doutoranda em Engenharia Agrícola (2020) na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Cascavel. Área de concentração: Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Linha de Pesquisa: Saneamento Ambiental. 2020/Capes

Paulo Tarcyo de Resende Teixeira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Engenharia Agrícola pelo Instituto Federal Goiano(2016) e graduação em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal Goiano(2010). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola.

José Antonio Rodrigues de Souza, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Engenharia Agrícola (2002), mestrado (2005), doutorado (2009) e pós-doutorado (2009) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem, tratamento e aproveitamento de resíduos agroindustriais e saneamento ambiental.

Debora Astoni Moreira, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Química - Licienciatura e Bacharelado (2002), mestrado em Agroquímica - área de concentração Química Analítica - (2004), doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2008) e pós-doutorado em Engenharia Agrícola - Química Analítica Ambiental (2009) pela Universidade Federal de Viçosa. Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-IF Goiano). Coordenadora do laboratório de Pesquisa e Análises Químicas, IFGoiano/Campus Urutaí. Tem experiência na área de Ensino de Química, Química Analítica e Ambiental, com ênfase em tratamento de águas de abastecimento, residuárias, tratamento e reaproveitamento de resíduos agroindustriais e remoção de metais pesados. 

Downloads

Publicado

2020-07-06

Edição

Seção

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas Ambientais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>