Dinâmica populacional de Protium Pallidum Cuatrec. em uma Floresta de Terra-Firme explorada seletivamente no estado do Pará, Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.003.0002

Palabras clave:

Dinâmica florestal, Clareiras, Ingresso, Mortalidade e crescimento diamétrico

Resumen

O objetivo deste estudo foi determinar a influência das direções e das distâncias do centro das clareiras sobre o comportamento do ingresso, mortalidade e crescimento diamétrico de indivíduos com DAP > 5cm de uma população de Breu Branco (Protium pallidum Cuatrec.), e determinar a distribuição diamétrica dessa espécie durante três anos de monitoramento em uma floresta primária após exploração seletiva. Foram implantadas cinco parcelas de 10m x 10m em cada faixa, onde foram avaliadas as variáveis: Ingresso (I%), Mortalidade (M%) e o Incremento Corrente Anual (ICA) em diâmetro. Os dados foram analisados através da análise de variância de três fatores. A espécie teve um índice de ingresso inicial de 16.6%, com mortalidade nula no 1º ano, apresentando os maiores valores de crescimento diamétrico nas direções Norte e Sul, mostrando tendência à estabilização e distribuição diamétrica normalmente encontradas em florestas naturais, com maior número de indivíduos nas menores classes de tamanho.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Stone César Cavalcante da Costa, http://lattes.cnpq.br/9972957553976362

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e mestrado em Botânica pela Universidade Federal Rural da Amazônia/Museu Paraense Emílio Goeldi (2006). Atualmente é analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade- SEMAS/PA (antiga Secretaria de Estado de Meio Ambiente). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Legislação Florestal, Manejo de Florestas Nativas e Reflorestamento, atuando principalmente nos seguintes temas: licenciamento ambiental, manejo florestal sustentável, reflorestamento, regeneração natural, uso alternativo do solo e monitoramento ambiental.

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias na área de concentração em agrossistemas da amazônia, atuando nos seguintes temas: Manejo de floresta nativa e resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2016). Atualmente é analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS/PA. Possui experiência nas áreas de Legislação ambiental e florestal, resiliência florestal, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, genética de populações, sistemas agroflorestais, fitopatologia, silvicultura, manejo e colheita florestal, gestão ambiental, segurança no trabalho, licenciamento ambiental, reflorestamento, regeneração natural, uso alternativo do solo e tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e geoprocessamento. 

Marcio Braga Amorim, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA (2006), Especialização em Gestão, Consultoria, Auditoria, Perícia e Fiscalização Ambiental pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazônia - IESAM (2012), Técnico em Geodésia e Cartografia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA (2011). Atualmente é técnico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal.

Publicado

2021-01-13

Artículos más leídos del mismo autor/a