Avaliação da estrutura florística em uma área de manejo florestal comunitário-empresarial localizada no município de Mojuí dos Campos/PA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.004.0004

Palavras-chave:

Assentamento Rural, Ecologia florestal, Manejo de florestas amazônicas

Resumo

Foram discutidos aspectos da composição florística, estrutura florestal horizontal, distribuição diamétrica, representatividade amostral, similaridade e diversidade de um povoamento de floresta ombrófila densa, situado em uma comunidade localizada às margens da BR 163, município de Mojuí dos Campos-PA. Tal procedimento foi realizado através do inventário florestal amostral de 18 parcelas permanentes, cada uma com dimensão correspondente a um hectare, distribuídas em seis lotes. Foram levantados 9.120 indivíduos arbóreos, distribuídos em 308 espécies, 177 gêneros e 59 famílias botânicas. A densidade média para o povoamento foi na ordem de 482,5 árvores/ha e área basal média de 22,3 m²/ha. A similaridade entre os lotes foi na média de 0,7631, o que significou uma alta semelhança florística na área. A diversidade de Shannon encontrada foi na média de 4,77 e a equitabilidade de Pielou foi de 0,84. Concluindo que a área de manejo comunitário apresenta um grande número de indivíduos arbóreos, com predominância de um pequeno grupo de espécies, a comunidade apresentou grande número de espécies com baixa densidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Felipe Almeida Rodrigues, Universidade Estadual do Pará

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade do Estado do Pará - UEPA; Mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA. Estagiou na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA Amazônia Oriental, no setor de Manejo e Conservação de Ecossistemas Florestais. Passou pelos cargos de Trainee Jr, Acessor de Projetos, Diretor de Extensão e Gerente de Projetos da Holística - Empresa Júnior de Engenharia e Tecnologia da UEPA, onde atuou na área de consultoria florestal. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Manejo Florestal e Recuperação de Áreas Degradadas. Atualmente ocupa o cargo de Gestor Educacional em instituição privada de ensino. 

Ademir Roberto Ruschel, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997), mestrado em Recursos Genéticos Vegetais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Biologia (2005) com ênfase Genética de populações florestais na Westfälische Wilhelms-Universität, Münster-Alemanha. Atualmnente (Nov.2006 - atual) é pesquisador na área de Silvicultura e Manejo Florestal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), "CPATU" Embrapa Amazônia Oriental, Belém / PA. Tem experiência na área de botânica aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Inventário florestal, genética populacional, restauração de áreas antropizadas e manejo florestal. Realizou vários trabalhos nas tipologia Florestais da Mata-Atlântica no sul do Brasil e atualmente Bioma Amazônico. Participa como menbro da REDEFLOR- Rede de Parcelas Permanentes da Amazônia Brasileira, ATDN - Amazon Tree Diversity Network e RAINFOR = The Amazon Forest Inventory. É Professor pós-graduação em Ciências Florestais (PPGCF), UFRA. (Palavras chaves: Botânica florestal, Espécies madeireiras, Floresta Amazônica e Atlântica, Monitoramento da dinâmica florestal, Recuperação florestal, Silvicultura e Manejo florestal). 

Fernanda da Silva Mendes, Universidade Estadual do Pará

Doutora em Engenharia Florestal na Universidade Federal do Paraná (UFPR), área de concentração Manejo Florestal (2016). Mestre em Ciências Florestais pela UFRA, área de concentração Manejo de Ecossistemas Florestais (2011). Engenheira Florestal formada pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) (2008). Professora Assistente II do curso de Engenharia florestal da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atua nas áreas de Ecologia e conservação Florestal, dendrometria, inventário e manejo florestal. Participa dos grupos de pesquisa Manejo de Florestas Naturais (Embrapa Amazônia Oriental) e Tecnologia Agroindustrial e Ciências Ambientais para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (UEPA). 

Francimary da Silva Carneiro, Universidade Federal Rural da Amazônia

Possui graduação em engenharia florestal pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2001), mestrado em agronomia com ênfase em genética de população, atuando nos seguintes temas: Genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal e conservação genética, pela universidade estadual paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP- Ilha Solteira, SP (2010) e doutorado em ciências agrárias na área de concentração em agrossistemas da amazônia, atuando nos seguintes temas: Manejo de floresta nativa e resiliência florestal pós colheita, pela universidade federal rural da Amazônia-UFRA (2016). Atualmente é analista ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS/PA. Possui experiência nas áreas de Legislação ambiental e florestal, resiliência florestal, ecologia florestal, recuperação de áreas degradadas, genética de populações, sistemas agroflorestais, fitopatologia, silvicultura, manejo e colheita florestal, gestão ambiental, segurança no trabalho, licenciamento ambiental, reflorestamento, regeneração natural, uso alternativo do solo e tem experiência na área de Sensoriamento Remoto e geoprocessamento.

Jéssica Costa dos Santos, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestranda em Recursos Florestais na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP); Bacharel em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Técnica em Florestas pela Escola Técnica Agroindustrial Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK). Estagiou na Embrapa Amazônia Oriental, no setor de Manejo e Conservação de Ecossistemas Florestais desenvolvendo atividades de pesquisas acadêmicas com ênfase em Manejo de Florestas Naturais e Restauração de Ambientes Alterados. Foi bolsista do projeto Sustainable Management of Production Forests at the Commercial Scale in the Brazilian Amazon - Phase II (Project ITTO PD 452/07 Rev.5 (F)) e atualmente colabora com a equipe de monitoria na Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da Universidade de São Paulo.

Madson Alan Rocha de Sousa, Universidade Estadual do Pará

Possui graduação em Tecnologia Agroindustrial ênfase em Tecnologia da Madeira pela Universidade do Estado do Pará (2007). Foi Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amapá (2007/2008). Possui Mestrado em Biodiversidade Tropical (Ecologia e Meio Ambiente) pela Universidade Federal do Amapá (2011). Atuou como Gerente de Tecnologia e Produtos Florestais e Coordenador Técnico Florestal no Instituto Estadual de Florestas do Amapá (IEF/AP), onde também foi Gerente Geral do Programa de Governo Proextrativismo (Programa de Desenvolvimento da Produção Extrativista no Amapá), nos anos de 2011 a 2014. É Professor Assistente III do Departamento de Tecnologia e Recursos Naturais do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia-CCNT, da Universidade do Estado do Pará. Atualmente está como Vice Coordenador da Especialização em Gestão e Produção Sustentável de Florestas (modalidade gratuita) e como Coordenador do Curso de Graduação Bacharelado em Engenharia Florestal da Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com atuação nas linhas de pesquisa: Tecnologia de Produtos Florestais, Ecologia Florestal. 

Downloads

Publicado

2021-02-08

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)