Teores de nitrogênio, fósforo e potássio em argissolo irrigado com dosagens de percolado de aterro sanitário no semiárido
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0003Palabras clave:
Efluente urbano, Fertirrigação, Macronutrientes, Helianthus annuus LResumen
O percolado de aterros sanitários é um resíduo líquido altamente impactante ao meio ambiente, tornando indispensável à realização de pesquisas que propiciem uma melhor e mais precisa caracterização. Neste contexto, objetivou-se com o presente trabalho, analisar o efeito da aplicação de dosagens de percolado de aterro sanitário (PATS) e água de abastecimento na alteração dos teores de nitrogênio, fósforo disponível e potássio trocável de um argissolo cultivado com girassol. Para realização deste trabalho, montou-se uma área experimental e foram utilizados os seguintes tratamentos: T1 – 100% de água da rede de abastecimento (testemunha); T2 – 80% de água da rede de abastecimento e 20% de PATS; T3 – 60% de água da rede de abastecimento e 40% de PATS; T4 – 40% de água da rede de abastecimento e 60% de PATS; e, T5 – 20% de água da rede de abastecimento e 80% de PATS. Somente os valores de P foram influenciados significativamente pelas dosagens de PATS aplicadas em interação com o tempo de aplicação e em relação às duas profundidades do solo estudadas. Os teores de N reduziram consideravelmente ao longo do tempo de aplicação dos tratamentos. Ao longo do perfil do solo, os valores de N e P diminuíram. As concentrações de K não apresentaram um padrão de variação, em função da variação no PATS.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.