Índice de qualidade ambiental no semiárido: proposta metodológica baseada no modelo analítico pressure-state-response
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0037Palavras-chave:
Atividades econômicas, Indicadores, Pressões, Estado do meio ambienteResumo
Os indicativos de desenvolvimento urbano, social e econômico atuais, dentro do modelo capitalista vigente, são sinônimos de progresso e evolução. Contudo, para alcançá-los, de alguma maneira, se degrada, polui ou modifica o meio ambiente. Nos últimos trinta anos, no Vale do Açu (RN) o crescimento da base produtiva refletiu na diversificação e agravamento dos impactos ambientais acenando para necessidade de se estabelecer o equilíbrio entre as práticas adotadas e a capacidade de suporte dos recursos naturais locais. Nesse sentido, os Indicadores Ambientais se constituem como ferramentas capazes de mensurar as interferências dos processos produtivos sobre a qualidade ambiental levantando informações indispensáveis ao planejamento e gestão de ações que conduzem à sustentabilidade. Baseando-se no modelo analítico de indicador Pressure-State-Response, a pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de avaliar a qualidade ambiental do Vale do Açu em função das principais atividades econômicas da região. Para tanto, integrou as metodologias de Rufino (2002) e Mattos e Perez Filho (2007) para compor o Índice de Qualidade Ambiental do Vale do Açu. Os resultados obtidos demonstraram que a qualidade ambiental do Vale nas principais explorações econômicas, no geral, encontra-se no limiar entre as faixas intermediária e ruim.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.