Teores de nitrogênio, fósforo e potássio em argissolo irrigado com dosagens de percolado de aterro sanitário no semiárido
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0003Palavras-chave:
Efluente urbano, Fertirrigação, Macronutrientes, Helianthus annuus LResumo
O percolado de aterros sanitários é um resíduo líquido altamente impactante ao meio ambiente, tornando indispensável à realização de pesquisas que propiciem uma melhor e mais precisa caracterização. Neste contexto, objetivou-se com o presente trabalho, analisar o efeito da aplicação de dosagens de percolado de aterro sanitário (PATS) e água de abastecimento na alteração dos teores de nitrogênio, fósforo disponível e potássio trocável de um argissolo cultivado com girassol. Para realização deste trabalho, montou-se uma área experimental e foram utilizados os seguintes tratamentos: T1 – 100% de água da rede de abastecimento (testemunha); T2 – 80% de água da rede de abastecimento e 20% de PATS; T3 – 60% de água da rede de abastecimento e 40% de PATS; T4 – 40% de água da rede de abastecimento e 60% de PATS; e, T5 – 20% de água da rede de abastecimento e 80% de PATS. Somente os valores de P foram influenciados significativamente pelas dosagens de PATS aplicadas em interação com o tempo de aplicação e em relação às duas profundidades do solo estudadas. Os teores de N reduziram consideravelmente ao longo do tempo de aplicação dos tratamentos. Ao longo do perfil do solo, os valores de N e P diminuíram. As concentrações de K não apresentaram um padrão de variação, em função da variação no PATS.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.