Mitigação do estresse hídrico por silício em batata-doce
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.007.0033Palavras-chave:
Ipomoea batatas (L.) Lam, Disponibilidade de água, Fertilização silicatadaResumo
O objetivo foi avaliar o efeito da redução das lâminas de irrigação sob fertilização com silicato via solo sobre o crescimento, emissão de ramos, produção de fitomassa fresca da parte aérea, rendimento de raízes tuberosas comercializáveis e eficiência do uso agrícola da água por plantas de doce batata variedade Campina, com casca roxa. Os tratamentos foram dispostos em parcelas subdivididas, distribuídas em blocos ao acaso, em esquema fatorial 2x5 com três repetições, totalizando 30 unidades experimentais. As parcelas foram duas lâminas de irrigação de 100 e 50% da evapotranspiração da cultura - (ETc) e as subparcelas corresponderam às doses de silício de 0,0, 0,5, 1,0, 1,5 e 2,0 g planta-1. Ao final do experimento, foram avaliadas as seguintes variáveis: diâmetro do caule, emissão do ramo, fitomassa fresca da parte aérea, fitomassa de raízes tuberosas comercializáveis, produtividade e eficiência do uso da água pelas plantas. De acordo com os resultados, a redução de 100 a 50% da ETc causou inibição do crescimento, produção de fitomassa fresca da parte aérea e rendimento de raízes tuberosas comercializáveis. A cultura revelou-se mais sensível ao estresse hídrico quanto à produtividade do que quanto ao crescimento ou formação de biomassa pela parte aérea e raízes tuberosas comercializáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.