Composição gravimétrica e produção per capita de resíduos sólidos gerados no restaurante da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Autores/as

  • Laiane Ferreira da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Brenda Silva Soares Universidade Federal de Viçosa
  • Hygor Aristides Victor Rossoni Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0011

Palabras clave:

Geração de Resíduos, Restaurante Universitário, Planejamento

Resumen

A geração de resíduos está presente em diversos empreendimentos com dimensões variadas, principalmente em instituições de ensino, pois concentram um fluxo alto de estudantes e funcionários. Diante disso, o objetivo do estudo foi realizar a análise da composição gravimétrica e da produção per capita de resíduos sólidos do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal (CAF). O estudo foi realizado durante o período de uma semana com início no dia 02/12/2019 a 06/12/2019 e para a caracterização dos resíduos foram consideradas as três refeições fornecidas pelo restaurante: café da manhã, almoço e jantar, e em todas as etapas do processo produtivo - preparo, resto-ingesta e sobra suja -. A produção per capita foi determinada a partir da geração de resto-ingesta. Os resultados indicam que foram servidas 5.207 refeições, na qual o almoço acumula a maior demanda. Em relação à origem dos resíduos, o preparo e o resto-ingesta corresponderam às proporções mais significativas de resíduos com 39,43% e 41,63% respectivamente. Ressalta-se que a quantidade de matéria orgânica produzida foi de 830,1kg (97,7 %) e os resíduos recicláveis e rejeitos apresentaram 20,4kg (2,3%). Ao analisar os valores da produção per capita (176,16 g.resíduo/refeição.dia) tem-se que o almoço e jantar foram superiores ao triplo do recomendado pela literatura. Sendo assim, é necessário um melhor planejamento por parte dos gestores do RU ao desenvolverem as suas atividades, visando a diminuição na fonte desses resíduos.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laiane Ferreira da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa ? Campus Florestal. Atuou como bolsista do PIBIC/CNPq de Iniciação Científica (2020 a 2021) pelo Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade. Realizou estágio curricular na área de Sistemas de Informações Geográficas (SIG). É integrante do Grupo de Pesquisa em Monitoramento Ambiental e Controle Preventivo da Poluição. Atualmente é colaboradora voluntária do COLMEIA da cidade de Florestal, MG.

Brenda Silva Soares, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

Hygor Aristides Victor Rossoni, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestre em Ciência Florestal pela mesma instituição (2007) e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal (UFV - CAF). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes áreas temáticas: políticas públicas de saneamento, tratamento e reutilização de efluentes ou águas residuárias; gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento e controle ambiental e gerenciamento de recursos hídricos. Foi o primeiro coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Diretor de Ensino da UFV - Campus de Florestal. Recentemente atua como membro da Comissão Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Curso Técnico em Alimentos. Coordena as seguintes disciplinas: i) Controle Ambiental na Indústria; ii) Coleta e Tratamento de Águas Residuárias; iii) Gestão Ambiental; iv) Manejo e Tratamento de Poluentes; v) Ética e Atuação Profissional; vi) Qualidade da Água e Tratamento de Resíduos; vii) Sustentabilidade Ambiental e viii) Turismo e Meio Ambiente. Recentemente (desde 2018) vem atuando como docente e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (Mestrado Profissional) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí; e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFV - Campus Sede (desde 2022) e como colaborador (desde 2020) do Mestrado Acadêmico em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários da UFV - CAF, desenvolvendo trabalhos nas linhas de pesquisas referentes a Gestão e Planejamento Ambiental e Tecnologia Ambiental. As orientações estão sendo desenvolvidas nas seguintes áreas de interesses: i) Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas de Saneamento; ii) Tecnologias de Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias; e iii) Controle Ambiental em Processos Agrícolas e Industriais.

Publicado

2021-08-22