Composição gravimétrica e produção per capita de resíduos sólidos gerados no restaurante da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.009.0011Palabras clave:
Geração de Resíduos, Restaurante Universitário, PlanejamentoResumen
A geração de resíduos está presente em diversos empreendimentos com dimensões variadas, principalmente em instituições de ensino, pois concentram um fluxo alto de estudantes e funcionários. Diante disso, o objetivo do estudo foi realizar a análise da composição gravimétrica e da produção per capita de resíduos sólidos do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Campus Florestal (CAF). O estudo foi realizado durante o período de uma semana com início no dia 02/12/2019 a 06/12/2019 e para a caracterização dos resíduos foram consideradas as três refeições fornecidas pelo restaurante: café da manhã, almoço e jantar, e em todas as etapas do processo produtivo - preparo, resto-ingesta e sobra suja -. A produção per capita foi determinada a partir da geração de resto-ingesta. Os resultados indicam que foram servidas 5.207 refeições, na qual o almoço acumula a maior demanda. Em relação à origem dos resíduos, o preparo e o resto-ingesta corresponderam às proporções mais significativas de resíduos com 39,43% e 41,63% respectivamente. Ressalta-se que a quantidade de matéria orgânica produzida foi de 830,1kg (97,7 %) e os resíduos recicláveis e rejeitos apresentaram 20,4kg (2,3%). Ao analisar os valores da produção per capita (176,16 g.resíduo/refeição.dia) tem-se que o almoço e jantar foram superiores ao triplo do recomendado pela literatura. Sendo assim, é necessário um melhor planejamento por parte dos gestores do RU ao desenvolverem as suas atividades, visando a diminuição na fonte desses resíduos.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.