Fitorremediação de solos contaminados com sulfentrazone em função da inoculação de bactérias simbióticas em Crotalaria juncea
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0012Palabras clave:
Leguminosas, Microrganismos simbióticos, Descontaminação ambiental, HerbicidasResumen
A simbiose entre plantas fitorremediadoras e microrganismos com atividade enzimática metabolizadora de herbicidas pode ser uma alternativa eficiente para remediação de solos contaminados com sulfentrazone. Objetivou-se avaliar a Crotalaria juncea (crotalária) inoculada com Bradyrhizobium sp. na fitorremediação do sulfentrazone e seus efeitos na biomassa microbiana do solo. O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), testando-se quatro doses de sulfentrazone (0, 400, 800 e 1200 g i.a. ha-1) na presença ou ausência da inoculação com Bradyrhizobium sp. BR2003 (SEMIA 6156). Após 65 dias de cultivo, as plantas foram cortadas, o solo foi coletado para as análises da biomassa microbiana e o bioensaio com o milheto. A inoculação com Bradyrhizobium sp. proporcionou melhor desenvolvimento em altura das plantas de crotalária, entretanto, o sistema radicular não foi influenciado pela adição do microrganismo. Os indicadores biológicos do solo mostraram que a inoculação com Bradyrhizobium sp. influenciou de maneira negativa na atividade microbiana dos solo. A crotalária apresentou boa tolerância aos níveis de sulfentrazone no solo, independentemente do inoculante. Os resultados sugerem que a inoculação da crotalária com Bradyrhizobium sp. não mostrou benefício na eficácia da remediação dos sulfentrazone, tendo a crotalaria melhor desempenho com os microrganismos nativos do solo.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista Iberoamericana de Ciencias Ambientales
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
La CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ Brasil: 11.221.422/0001-03) tendrá los derechos materiales de los trabajos publicados. Los derechos se refieren a la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Todos los trabajos publicados electrónicamente podrán posteriormente ser publicados en colecciones impresas bajo coordinación de esta empresa y / o sus socios. El (los) autores (as) conservan los derechos de autor, pero no están autorizados a publicar la contribución en otra medio, impreso o digital, en portugués o traducción.