Biossólido de curtume aumenta a disponibilidade de nutrientes e melhora o crescimento de mudas de eucalipto
DOI:
https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0007Palavras-chave:
Nutrição de plantas, Concentração de nutrientes, Fertilização, Lixo industrialResumo
O biossólido de curtume apresenta-se como uma alternativa viável para os plantios florestais, entretanto, pode apresentar composição química variada e concentrações elevadas de cromo e sais minerais, como o sódio. Objetivou-se avaliar o aspecto nutricional, o crescimento e o acúmulo de massa seca de plantas de Eucalyptus pellita em diferentes doses de biossólido de curtume. O experimento foi realizado em casa de vegetação com delineamento inteiramente casualizado e cinco repetições (5 x 5). Os tratamentos foram compostos por quatro doses do biossólido de curtume (24, 40, 75 e 100 t ha-1) e um controle (adubação inorgânica). A dose de 100 t ha-1 aumentou a massa seca da raiz, folha e caule em 70,52, 18,18 e 42,25% respectivamente, em comparação ao controle. A aplicação de adubação complementar é necessária para atender as exigências nutricionais da planta. O Índice de Qualidade Dickson (IQD) mostrou ganhos de qualidade das plantas com as doses crescentes de biossólido. A concentração foliar de Cr estava abaixo do nível considerado tóxico para as plantas de eucalipto. O Ca e Mg apresentaram concentrações dentro da faixa considerada ideal. O uso do biossólido de curtume é uma opção para o fornecimento de nutrientes em plantios de eucalipto.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A CBPC - Companhia Brasileira de Produção Científica (CNPJ: 11.221.422/0001-03) deterá os direitos materiais dos trabalhos publicados. Os direitos referem-se à publicação do trabalho em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiários. Todos os trabalhos publicados eletronicamente poderão posteriormente ser publicados em coletâneas impressas sob coordenação desta empresa e/ou seus parceiros. Os (as) autores (as) preservam os direitos autorais, mas não têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução.