Study of the influence of fines type on resilient behavior of tropical soils for pavement use

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2018.005.0008

Keywords:

Resilient behavior, Tropical Soils

Abstract

It was sought with an accomplishment of this article to identify an influence of the type of fines, evaluated according to a MCT classification, in the resilient characteristic of tropical soils that has a passive percentage in the sieve nº 10 between 50 and 97%, such soils can not, A rigor, a qualified methodology of 100% of the material passing through the No. 10 sieve, with 2mm aperture, but there are strong indications, such as cracking after an execution, requiring a great influence of the type According to an MCT classification in behavior Of material type. Also, the type of thin classification with a resilient modulus range was related, since the resilience module represents one of the fundamental input parameters for the mechanistic design of pavements. For the proposed objectives, 662 soils of various granulometries and provenances were studied, allowing the end of the research to obtain the type of relationship between a classification of the fines and the resilient behavior of the studied soils.

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Author Biographies

Mayara Souza Gomes, Instituto Militar de Engenharia

Mestre em Engenharia de Transportes com ênfase em pavimentos pelo Instituto Militar de Engenharia do Brasil. Especialista em Engenharia Geotécnica e Obras de Terra pela Universidade Cidade de São Paulo e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UcamProminas. Engenheira Civil pela Unidade de Ensino Superior Dom Bosco. Técnica em Estradas que inclui Rodovia e Ferrovia pelo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão . Participou do programa de restauração da BR 316 , do projeto de proteção da área florestal da UFMA, do processo de retaludamento/ recomposição do trecho pertencente a Ferrovia da Vale, da implantação do PCM (Programa de controle de Manutenção de Máquinas) da Empresa Européia PrioFuels - Grupo Martifer, e da Metodologia de Dimensionamento do Pavimento Ferroviário da Estrada de Ferro Carajás - VALE S.A. Experiência na rede privada e na área da Docência como professora de curso de graduação e pós graduação, lecionando disciplinas como Terraplenagem, Investigação Geotécnica, Pavimentação, Fundações, Mecânica dos Solos, Ferrovia e Rodovia. 

Maria Esther Soares Marques, Instituto Militar de Engenharia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), mestrado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (1996) e doutorado em Engenharia Civil pela COPPE/UFRJ (2001) com pesquisas de campo e laboratório realizadas na Université Laval, Québec. Atualmente é professora associada do Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânicas dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento de solos moles, ensaios de campo, ensaios de laboratório, aterros sobre solos moles e pavimentos. Publicou dois livros em co-autoria: Aterros sobre solos moles ? projeto e desempenho (2010) e Design and Performance of Embankments on Very Soft Soils (2013). Foi Coordenadora de Programa de Pós Graduação em Engenharia de Transportes de 2011 a 2014. É professora do corpo permanente dos cursos de Graduação em Engenharia de Fortificação e Construção, na Pós Graduação em Engenharia de Transportes e na Pós Graduação em Engenharia de Defesa do IME. 

Published

2018-09-24