Phosphorus indices in different land uses in a watershed in southern Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0023

Keywords:

Phosphate fertilization, Phosphorus adsorption, Enviromental Indexes

Abstract

Phosphate (P) is a key element to plant development in farmlands, but in high concentrations can cause eutrophication, pollution, and contamination processes, especially when it reaches the water. In this context, soil management can be an essential tool to reduce P levels in water bodies. The current study aimed to evaluate soil management scenarios in a rural drainage basin used as a drinking water supply for Pelotas city, RS. The study was carried out in the Epaminondas Hydrographic Basin, located in the municipality of Pelotas, a southern city in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. Soil samples were collected at the 0-20 cm layer to determine available P and clay content. From the data analyses, P losses scenarios by soil erosion were developed considering different possibilities of rain precipitation and phosphate fertilizer doses. In general, the soil demonstrated substantial P adsorption capacity through the application of phosphate fertilizers and a considerable P adsorption capacity by clay contained in analysed the soil layer.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliana Aparecida Cadoná, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela UNIJUÍ. Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela UERGS, em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela UNINTER. Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Doutora em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Professora do Ensino Fundamental na SEDUC/RS. 

Tainara Vaz de Melo, Universidade Federal de Pelotas

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Visconde da Graça (2015). Estagiária e Bolsista do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA Pelotas/RS (2016), e posteriormente técnica agrícola da Cooperativa Sul Ecológica (2016). Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2022). Mestre em Ciências, Área de Concentração: Manejo e Conservação do Solo e da Água - Programa de Pós-graduação em MACSA - UFPEL (2023). Atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água - UFPEL (2023-2026).

Miguel David Fuentes Guevara, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidad Popular del Cesar - UPC (Colômbia) com Intercâmbio sanduíche na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre e Doutor em Ciências na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água - UFPel (Brasil). Professor Substituto no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA no periodo 2020-2022. Atualmente é Pós-Doc da Fundação Araucária em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste no Paraná. Experiência nas áreas de física do solo, dinâmica da água no solo, funções de pedotransferência, geoestatistica, balanço de carbono e dinâmica de emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção, química do solo, manejo do solo e da água em bacias hidrográficas, engenharia ambiental: ecotoxicologia, resíduos sólidos e líquidos, educação ambiental e sustentabilidade. Atua como pesquisador colaborador no Núcleo de Educação Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade - NEPERS (UFPel), desenvolvendo atividades como participante e em projetos de Extensão Junto à UFPel. 

Stefan Domingues Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Geoprocessamento (2015) e Mestre em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2018). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel, desenvolvendo a tese com Mapeamento Digital de Solos para estimar classes e atributos químicos do solo. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Algoritmos em R. Atuando nos temas: Estimativas de perdas de solo, Zoneamentos edafoclimáticos, Fragilidade ambiental e Mapeamento Digital de Solos. 

Jéferson Diego Leidemer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas(2020) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Cenecista General Canabarro(2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. 

Pablo Miguel, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Possui Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2010) e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (2013). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde desenvolve vários projeto nos três principais eixos de atuação da UFPel, pesquisa, ensino e extensão. É professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG Macsa). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia, Levantamento e Classificação dos Solos e Mapeamento Digital de Solos. Tem experiência em Levantamento de Solos no estado do Rio Grande do Sul onde realizou mapeamentos de solos em escala de município e bacias hidrográficas em várias regiões do RS.

Published

2023-01-08

Issue

Section

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Most read articles by the same author(s)