Acumulação de metais em sedimentos de área de captação para abastecimento no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.006.0051

Palavras-chave:

Contaminantes ambientais, Bacias Hidrográficas, Índices ambientais

Resumo

Os metais pesados têm se tornado uma problemática, devido a sua capacidade de em contato com seres vivos desenvolver processos de bioacumulação e biomagnificação, bem como, processos de poluição e/ou contaminação pontual e difusa. No entanto, os elementos químicos que compõe a classes dos metais pesados, em pequenas quantidades são necessárias ao bom funcionamento dos organismos vivos, bem como, os mesmos apresentam-se como componentes naturais de rochas e solos, que em processos de dissolução tornam-se disponíveis ao ambiente, estando no solo e na água. Dessa forma, o presente estudo objetiva avaliar se os teores elevados de Fe e Mn dissolvidos na água da Bacia Hidrográfica do Epaminondas, no município de Pelotas/RS. Para isso, foram utilizados índices ambientais que indicam se os teores observados são provenientes de fonte natural ou antrópica, e se estes teores já provocam a contaminação do ambiente em estudo. Foram realizadas coletas de sedimentos em suspensão e de fundo na bacia em estudo, em cinco pontos de coleta e nestes sedimentos procedeu-se caracterização química e a partir dos teores de Cu, Fe, Mn e Zn elaborou-se o Índice de Geoacumulação, Fator de Enriquecimento, Fator de Contaminação, Grau de Contaminação, Grau de Contaminação modificado e Índice de Carga Poluidora. Após a elaboração dos índices propostos, observou-se que os teores encontrados ainda não são considerados contaminantes e que os elementos dissolvidos provêm de fonte natural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Aparecida Cadoná, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela UNIJUÍ. Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela UERGS, em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela UNINTER. Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Doutora em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Cursando Especialização em Docência para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina e em Ciências e Tecnologias na Educação pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense - Campus Visconde da Graça. Professor do Ensino Fundamental na rede pública do estado do RS. 

Stefan Domingues Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Geoprocessamento (2015) e Mestre em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2018). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel, desenvolvendo a tese com Mapeamento Digital de Solos para estimar classes e atributos químicos do solo. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Algoritmos em R. Atuando nos temas: Estimativas de perdas de solo, Zoneamentos edafoclimáticos, Fragilidade ambiental e Mapeamento Digital de Solos. 

Jéferson Diego Leidemer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas(2020) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Cenecista General Canabarro(2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Tainara Vaz de Melo, Universidade Federal de Pelotas

Formação no curso técnico em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Visconde da Graça (2015), onde atuei como bolsista nas áreas de solos com manejo de solos, pastagens e irrigação, bem como atividades na área de floricultura e paisagismo prestando oficinas práticas para escolas municipais de Pelotas/RS sobre manejo de solo e construção de hortas agroecológicas e reaproveitamento de resíduos orgânico para compostagem. Estagiária e Bolsista do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o restante deste mesmo ano atuei como funcionária da Cooperativa Sul Ecológica desempenhando funções administrativas, atendimento ao cliente, coleta e distribuição de produtos dos cooperados para as lojas físicas e por último, acessorando e administrando a agroindústria para o processamento dos produtos (2016). Graduanda de bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Pelotas na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2021), onde experienciei atividades com assistência universitária aos produtores rurais através do projeto Transião Agroecológica concomitante com o projeto da feira virtual da Rede "Bem da Terra" (2019). Desenvolvi atividades na área da pedologia através do acompanhamento de atividade de doutorado na coleta de sedimentos da Bacia Epaminondas (2020) e participação de atividades do MEJ ? Movimento Empresa Júnior através da ECAPE Jr- Empresa de Consultoria Agronômica e Planejamento Estratégico (2020).

Hueslen Domingues Munhões, Universidade Federal de Pelotas

Técnico em Agropecuária pelo CAVG - IFSul, Câmpus Pelotas. Graduando em Agronomia na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Leticia Voigt de Oliveira Côrrea, Universidade Federal de Pelotas

Técnica em Agricultura pela Escola Técnica Estadual Canguçu; Estudante Bacharel em Agronomia; 

Beatriz Bruno do Nascimento, Universidade Federal de Pelotas

Possui ensino-medio-segundo-graupela Escola Estadual Manoel Ignácio da Silva(2011). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo.

Pablo Miguel, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Possui Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2010) e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (2013). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia, Levantamento e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Classificação de Solos, Levantamento de Solos e Pedologia. 

Downloads

Publicado

2021-06-02

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)