Índices de fósforo em diferentes usos da terra em bacia hidrográfica no Sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2022.007.0023

Palavras-chave:

Adubação Fosfatada, Adsorção de Fósforo, Índices Ambientais

Resumo

O fósforo (P) é um elemento essencial ao bom desenvolvimento das plantas nos sistemas agrícolas, no entanto, em concentrações elevadas, em especial, quando este atinge a água, ocasiona processos de eutrofização, poluição e/ou contaminação. Dessa forma, o correto manejo do solo pode ser uma prática essencial na diminuição dos teores de P nos corpos hídricos. Frente ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar cenários de manejo do solo em uma bacia hidrográfica rural, a qual é utilizada para abastecimento humano. O estudo foi desenvolvido na Bacia Hidrográfica do Epaminondas (BHE), no município de Pelotas, Sul do Estado do Rio Grande do Sul. No desenvolvimento do estudo foram coletadas amostras de solo na camada de 0-0.20 m e determinados os teores de P disponível e argila (%) e a partir desses dados foram desenvolvidos cenários de possibilidade de perdas de P por erosão do solo, a partir de diferentes cenários de precipitação e de doses de adubação fosfatada. Além disso, uma análise geoestatística foi aplicada para gerar um mapa de interpolação pelo algoritmo da krigagem visando observar a distribuição espacial do P na BHE. De maneira geral, os solos da bacia em estudo apresentaram capacidade de adsorção de P oriundos da aplicação de adubos fosfatados devido à alta capacidade de adsorção da argila na camada de 0-0.20 m. A partir do mapa obtido na krigagem foi possível identificas as zonas com maiores concentrações de P (100 – 200 mg kg-1) ocorreram nas zonas de alta produção agrícola destinadas ao cultivo de hortaliças as quais recebem intensiva adubação fosfatada. A partir disso, foi possível identificar zonas na BHE que precisam melhorias nas práticas de manejo do solo, visando a redução do risco de poluição do solo e dos corpos hídricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Aparecida Cadoná, Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pela UNIJUÍ. Especialista em Segurança Alimentar e Agroecologia pela UERGS, em Gestão Educacional pela UFSM e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela UNINTER. Mestre em Agroecossistemas pela UFSC. Doutora em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel. Professora do Ensino Fundamental na SEDUC/RS. 

Tainara Vaz de Melo, Universidade Federal de Pelotas

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Visconde da Graça (2015). Estagiária e Bolsista do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA Pelotas/RS (2016), e posteriormente técnica agrícola da Cooperativa Sul Ecológica (2016). Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (2022). Mestre em Ciências, Área de Concentração: Manejo e Conservação do Solo e da Água - Programa de Pós-graduação em MACSA - UFPEL (2023). Atualmente doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água - UFPEL (2023-2026).

Miguel David Fuentes Guevara, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Ambiental e Sanitarista pela Universidad Popular del Cesar - UPC (Colômbia) com Intercâmbio sanduíche na Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Mestre e Doutor em Ciências na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água - UFPel (Brasil). Professor Substituto no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA no periodo 2020-2022. Atualmente é Pós-Doc da Fundação Araucária em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste no Paraná. Experiência nas áreas de física do solo, dinâmica da água no solo, funções de pedotransferência, geoestatistica, balanço de carbono e dinâmica de emissões de gases de efeito estufa em sistemas de produção, química do solo, manejo do solo e da água em bacias hidrográficas, engenharia ambiental: ecotoxicologia, resíduos sólidos e líquidos, educação ambiental e sustentabilidade. Atua como pesquisador colaborador no Núcleo de Educação Pesquisa e Extensão em Resíduos e Sustentabilidade - NEPERS (UFPel), desenvolvendo atividades como participante e em projetos de Extensão Junto à UFPel. 

Stefan Domingues Nachtigall, Universidade Federal de Pelotas

Graduado em Geoprocessamento (2015) e Mestre em Manejo e Conservação do Solo e da Água (2018). Atualmente é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água na UFPel, desenvolvendo a tese com Mapeamento Digital de Solos para estimar classes e atributos químicos do solo. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em SIG, Cartografia, Sensoriamento Remoto e Algoritmos em R. Atuando nos temas: Estimativas de perdas de solo, Zoneamentos edafoclimáticos, Fragilidade ambiental e Mapeamento Digital de Solos. 

Jéferson Diego Leidemer, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas(2020) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto de Educação Cenecista General Canabarro(2002). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciência do Solo. 

Pablo Miguel, Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007). Possui Mestrado em Ciência do Solo pela UFSM (2010) e Doutorado em Ciência do Solo pela UFSM (2013). Atualmente é professor adjunto na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) onde desenvolve vários projeto nos três principais eixos de atuação da UFPel, pesquisa, ensino e extensão. É professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Manejo e Conservação do Solo e da Água (PPG Macsa). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia, Levantamento e Classificação dos Solos e Mapeamento Digital de Solos. Tem experiência em Levantamento de Solos no estado do Rio Grande do Sul onde realizou mapeamentos de solos em escala de município e bacias hidrográficas em várias regiões do RS.

Publicado

2023-01-08

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)