Formation and interdisciplinarity between teachers and graduates from the stricto sensu postgraduate programs in the environmental science area in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0058

Keywords:

Interdisciplinarity, Environmental Sciences, Formation, Teachers, Graduates

Abstract

The present work analyzes the profiles of the formation of teachers and graduates of stricto sensu graduate programs in the large area of Environmental Sciences in Brazil, as well as presenting an overview of the institutions, courses offered and distribution by Brazilian regions, having as reference the years from 2011 and 2019. Based on theoretical reflections on interdisciplinarity, we seek to understand how it can be built in the programs of that area of knowledge, depending on the training path of teachers and their supervisors (graduates). The methodological approach used in this work is characterized by documentary, exploratory and descriptive research, with quantitative and qualitative approaches, through which it was sought to know the academic profile of permanent professors and collaborators, as well as those graduating from academic and professional courses. (master's and doctorate) in Environmental Sciences. The results obtained regarding the professors showed a predominance, at the undergraduate level, of the Biological Sciences course, which was repeated in all regions, and a disciplinary trajectory at the three training levels (undergraduate, master's and doctorate). As for graduates, the predominant degree was also the Biological Sciences course, although with a greater diversity of formations at the undergraduate level, and a more evident interdisciplinary relationship when related to the training of their supervisors. There is a change in the profile between professors and alumni, which indicates a tendency towards the development of dialogue and the gradual overcoming of barriers between disciplines, being favorable to the practice of interdisciplinarity.

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Author Biographies

Heloísa Rodrigues Nascimento, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Tecnologia em Agrimensura pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (2006). Atualmente é professora da coordenação de Cursos Técnicos em Agrimensura do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - Campus Palmas.Área de atuação: topografia, geodésia e ajustamento de observações, possui Especialização em Educação Ambiental, e Mestrado em Agroenergia pela Fundação Universidade Federal do Tocantins(2011). Atualmente está cursando Doutorando em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins.

Izabella Downar Bakalarczyk, Universidade Federal do Tocantins

Perita Criminal da Polícia Civil do Estado do Tocantins. Doutoranda em Engenharia do Ambiente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) - Portugal. Mestranda em Ciências Ambientais na Universidade Federal do Tocantins - UFT Especialista (2018) em Ciências Criminais no Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA Graduada (2016) em Direito na Universidade do Tocantins - UNITINS. Graduada (2014) em Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Tocantins - UFT.

Ludmila Normanha Benedetti Furtado, Universidade Federal do Tocantins

Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UniCatólica onde também atua como Docente e presidente do NDE do curso. Mestranda em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2019-2021). Mestre em Architectural Design pela Kingston University em Londres, Reino Unido (2010). MBA em Administração Estratégica pela Faculdade Laboro (2015). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2002). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo com ênfase em elaboração de Projetos de Arquitetura atuando principalmente nos seguintes temas: projeto, arquitetura, acessibilidade e desenho universal, arquitetura inclusiva.

Tiago Costa Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Cientista Social, com habilitação (licenciatura) em Sociologia, especialista em Culturas e História dos Povos Indígenas (CHPI), mestrando no Programa de Pós Graduação em Ciências do Ambiente (PPGCiamb), todos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Profissionalmente, professor, consultor, mecânico de motos e, atualmente, bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) 

Elisandra Scapin, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Realizou doutorado Sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, lotada no Curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Química Geral, Química Analítica e Química Orgânica. Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientas na UFT - Ciamb e como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Bionorte. Pesquisadora na área de Química de Produtos Naturais e Utilização de Biomassa Residual para produção de Compostos Furânicos.

Lucas Barbosa e Souza, Universidade Federal do Tocantins

Bacharel (1999) e licenciado (2000) em Geografia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre (2003) e doutor (2006) em Geografia (Análise da Informação Espacial) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de Rio Claro. Pós-doutorado (2018) em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Associado da Universidade Federal do Tocantins (UFT) desde 2004, onde atua junto ao Curso de Geografia (Campus de Porto Nacional) e aos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Campus de Porto Nacional) e em Ciências do Ambiente (Campus de Palmas). Desenvolve pesquisas nas áreas de climatologia geográfica, percepção ambiental e planejamento urbano

Published

2021-03-28

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