Avaliação de passiflora edulis flavicarpa e dioscorea spp. cascas como matéria-prima potencial para biorrefinarias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-6858.2021.005.0040

Palavras-chave:

Biorrefinaria, Resíduos Agroindustriais, Hidrólise, Hemicelulose, Celulose

Resumo

  O uso de resíduos agroindustriais em processos de biorrefino tem aumentado devido ao impacto ambiental negativo associado ao uso excessivo de combustíveis fósseis. Vários resíduos foram avaliados como precursores para a produção de carboidratos, que por sua vez podem ser convertidos em inúmeros produtos de alto valor agregado, como as séries 5-hidroximetilfurfural e furfural. Assim, este trabalho teve como objetivo determinar a composição química de cascas de maracujá e inhame roxo, a fim de analisar seu potencial de utilização como matéria-prima para biorrefinarias. Para a determinação dos açúcares, as cascas foram submetidas à hidrólise ácida de acordo com duas metodologias distintas: uma pelo método do National Renewable Energy Laboratory e outra pela metodologia de Dunning et al. (1949). Os produtos obtidos foram analisados por Espectrofotometria de Infravermelho com Transformada de Fourier e Cromatografia Líquida de Alta Eficiência. Os resultados mostram que as cascas de maracujá e inhame roxo apresentaram elevados percentuais de hemicelulose (30% e 15%, respectivamente) e principalmente de celulose (acima de 44% para ambas as cascas pelas duas metodologias testadas). Devido à quantidade significativa desses polissacarídeos presentes na biomassa, eles têm potencial para uso em biorrefinarias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana de Souza Borges, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2016), mestrado em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (2020). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins. Atuou como engenheira ambiental na Prefeitura Municipal de Palmas entre os anos de 2017 e 2020, coordenando projetos de educação ambiental nas unidades de ensino.

Jéssyka Ribeiro Santos, Universidade Federal do Tocantins

É bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Foi estagiária na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins - SEMARH (2018). Foi Bolsista do Programa Institucional de Monitoria - PIM, como monitora das disciplinas de Química Analítica (2016) e Química Orgânica (2017) do curso de Graduação de Engenharia Ambiental da UFT. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Engenharia Ambiental. Atualmente é discente e bolsista CAPES do curso de Mestrado em Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Tocantins, desenvolvendo pesquisa acerca da síntese sustentável de compostos de alto valor agregado a partir de biomassa residual.

Magale Karine Diel Rambo, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Realizou estágio no grupo Carbolea da Universidade de Limerick (UL), Irlanda, participando do projeto DIBANET (www.dibanet.org) entre a Comunidade Européia e a América Latina. Atualmente é pesquisadora de produtividade pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Professora do Curso de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFT . Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Química Analítica Ambiental, Biocombustíveis, Biorrefinarias e Quimiometria. 

Donizete Xavier da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), graduação em Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atualmente é professor associado I da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: poli(3-metiltiofeno), uv-vis, mecanismo redox, óxido de zircônio, anodização, dopagem, zircônio, anodização, difração de raios x e brazil, pollution, amazon, engenharia de alimentos e biodiesel. 

Nicole Marasca, Universidade Federal do Tocantins

É bacharel em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal do Tocantins (2019). Foi bolsista PIVIC CNPq- UFT (2016-2017) atuando no desenvolvimento de pesquisa sobre utilização da biomassa residual, também foi bolsista PIBIC CNPq pela EMBRAPA (2017-2018) onde desenvolveu pesquisa acerca do Pirarucu da Amazônia, foi bolsista do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Ambiental-MEC (2018-2019) colaborando para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de cunho ambiental. É discente e bolsista CAPES (2020-atual) do mestrado em Ciências do Ambiente (UFT), desenvolvendo pesquisa acerca da síntese sustentável de compostos bioprodutos de alto valor agregado a partir de biomassa residual.

Michele Cristiane Diel Rambo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo, mestre em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atua como professora do ensino básico, técnico e tecnológico do IFTO Campus Palmas.

Elisandra Scapin, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), mestrado em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Realizou doutorado Sanduíche na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. É professora da Universidade Federal do Tocantins, Campus de Palmas, lotada no Curso de Engenharia Ambiental, ministrando as disciplinas de Química Geral, Química Analítica e Química Orgânica. Atua como Professora Permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientas na UFT - Ciamb e como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal - Bionorte. Pesquisadora na área de Química de Produtos Naturais e Utilização de Biomassa Residual para produção de Compostos Furânicos.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Edição

Seção

Desenvolvimento, Sustentabilidade e Meio Ambiente

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)